Maioria dos agentes da PSP chamados ao bairro 6 de maio foi desmobilizada mas PSP continua atenta

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 jun (Lusa) -- A maioria dos agentes da polícia destacados para o Bairro 6 de maio, na Damaia, foi desmobilizada, mas a PSP vai continuar a acompanhara a situação do bairro, inclusivamente com patrulhas à civil, disse à agência Lusa fonte da corporação.

"O grosso dos meios que ali estava destacado já foi desmobilizado, mas vamos continuar a monitorizar a situação quer através de uma presença mais discreta, quer pela passagem de equipas, algumas delas à civil", disse a fonte contactada pela Lusa ao salientar que a polícia não irá "descurar a vigilância".

A mesma fonte acrescentou que o acompanhamento mais direto será feito pela esquadra da zona que a todo o momento podem mobilizar os meios que entenderem por necessários para garantir a segurança de todos.

A PSP foi esta noite chamada ao bairro 06 de maio para garantir um perímetro de segurança para que os bombeiros pudessem apagar vários focos de incêndios ateados por jovens, que provocaram desacatos.

O comandante dos Bombeiros da Amadora, Mário Conde, adiantou à agência Lusa que vários jovens do bairro "formaram barreiras nas estradas com caixotes de lixo e sofás velhos" para impedir a circulação dos meios de socorro, enquanto ateavam fogo a uma viatura, partiam janelas de estabelecimentos comerciais e atiravam pedras aos carros que passavam.

Todos os acessos ao bairro, considerado problemático pelas autoridades, estiveram bloqueados com perímetros de segurança montados pela polícia, para evitar que mais viaturas fossem apedrejadas, num aparatoso dispositivo policial, com mais de uma dezena e meia de viaturas das autoridades.

Fonte policial adiantou que lhes foi relatado que antes da chegada da polícia foram ouvidos tiros dentro do bairro.

Relatos de moradores do bairro apontam como causa dos distúrbios desta noite a morte de um jovem, conhecido por "Mucho" que foi internado há duas semanas no hospital "depois de ter sido violentamente espancado por elementos da PSP" durante uma operação no bairro, como contou Jessica Alves, ex-cunhada do jovem.

JCS (JYR/ARA) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.