A primeira égua fruto de um embrião criopreservado encontra-se de "boa saúde"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 24 jun 2019 (Lusa) -- A primeira égua que nasceu em Portugal fruto da transferência de um embrião criopreservado, uma técnica de recolha e transferência de embriões, encontra-se de "boa saúde", afirmou hoje o responsável do Centro de Reprodução Animal de Vairão (CRAV).

Em declarações à Lusa, António Rocha afirmou hoje que a poldra Lisa e a sua progenitora, a égua Josefina (o primeiro cavalo a ser produzido com sémen do epidídimo), se encontram de "boa saúde", mas "separadas" do resto da manada.

Nascida no dia 15 de junho, a poldra Lisa tornou-se o "primeiro cavalo em Portugal" resultante da transferência de um embrião criopreservado.

A criopreservação é uma técnica de recolha e transferência de embriões que, através da "lavagem do útero da égua dadora" permite a "transferência imediata" do embrião para o útero da égua recetora, que tem de estar na mesma fase de cio da égua dadora.

Há já vários anos que o CRAV do Instituto de Ciências Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto presta serviços de reprodução assistida, contudo, a criopreservação tem "sido um tema de investigação recorrente", disse o investigador.

"Nós temos trabalhado em estreita parceria com vários colegas, nomeadamente em coudelarias e centros de recolha e exportação de sémen de equino", frisou o responsável do CRAV.

Segundo António Rocha, uma vez que a criopreservação em azoto líquido permite a conservação do embrião "por tempo indeterminado", torna-se possível o seu transporte e, consequentemente, a sua transferência para éguas recetoras que se encontram em locais "geograficamente distantes".

À Lusa, o investigador adiantou que a colaboração com outros colegas envolvidos comercialmente na indústria de reprodução assistida poderá potenciar a exportação de cavalos Puro Sangue Lusitanos (PSL).

De acordo com o instituto, um dos maiores mercados para a exportação desta linhagem são os Estados Unidos da América, contudo, as exportações para esse país "são limitadas pela existência de uma doença parasitária que tem prevalência elevada nas principais zonas de criação de PSL".

"Os cavalos adultos adquirem enfermidades e anticorpos para agentes patogénicos, que impedem ou dificultam a sua exportação, por motivos sanitários. Os embriões estão livres da maioria desses agentes patogénicos. Assim, se criopreservados, a sua exportação seria uma forma alternativa e segura de exportar genética de PSL, entre outros", concluiu o investigador.

SPYC // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Dois homens esfaqueados e hospitalizados em estado grave após rixa em Gaia

Dois homens foram esfaqueados na noite desta quarta-feira, junto à estação de metro de General Torres, em Gaia. Tudo aconteceu depois de uma rixa que envolveu outros dois homens que esfaquearam as vítimas e fugiram.

EN 223 cortada ao trânsito na Feira depois de acidente entre ambulância e carro

A Estrada Nacional 223, em Santa Maria da Feira, está cortada ao trânsito devido a um acidente entre uma ambulância e um ligeiro de passageiros, confirmou ao Porto Canal, fonte Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Condutores distraem-se com despiste em Murça e sofrem acidente no lado oposto da via

Dois despistes estão a cortar vias nos dois sentidos da A4, em Murça, na sequência de dois despistes rodoviários, confirmou ao Porto Canal fonte da concessionária Globalvia Transmontana e fonte do Comando Sub-Regional do Douro, em Vila Real.