Bugiadas e Mouriscadas compõem candidatura a Património Imaterial da UNESCO

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 22 jun 2019 (Lusa) - A festa das Bugiadas e Mouriscadas, em Sobrado, Valongo, vai candidatar-se em julho ao inventário nacional do Património Cultural Imaterial, passo incontornável para poder ser Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, disse à Lusa fonte da Câmara de Valongo.

Segundo a vice-presidente da autarquia, Ana Maria Rodrigues, está em fase de conclusão o processo de candidatura ao inventário nacional e em julho "será feita a submissão na plataforma" do inventário nacional.

A autarquia pretende que a secular encenação que todos os anos, a 24 de junho, percorre vários pontos da vila do distrito do Porto numa representação da luta entre os bugios (cristãos) e os mouriscos (infiéis) pela posse da imagem de São João Batista venha a integrar o Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

O processo, no entanto, até que possa ser admitido, segundo a autarca, tem de cumprir uma série de requisitos a nível nacional.

Já classificada como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, a festa tem em curso um processo "para que seja inscrita no inventário nacional do Património Cultural Imaterial", disse Ana Maria Rodrigues de mais um passo rumo ao objetivo de vir a "figurar na lista representativa do Património Imaterial da Humanidade da UNESCO".

"Devido à falta de condições para a apresentar sozinha, a câmara e a Associação Casa do Bugio associaram-se à Junta de Freguesia de Campo e Sobrado após o que foi feito um pedido de ajuda à Universidade do Minho para preparar a candidatura ao Património Cultural Imaterial (PCI)", detalhou a vereadora.

No decurso do trabalho de campo efetuado pela universidade, "foi preenchida uma ficha de inventário, complexa, que implicou conversas com a comunidade e com os participantes para perceber o que é a festa", acrescentou a autarca.

Esse documento já está na posse da câmara e "uma vez analisado pelos três parceiros, fazendo algumas propostas de alteração, encontra-se em fase final de correção para poder ser submetido na plataforma do PCI".

Neste cenário, Ana Maria Rodrigues afirmou que "na primeira quinzena de julho" será "encaminhada para a Universidade do Minho a fase final do documento para que o possa submeter à plataforma".

"Certo é que durante o mês de julho será feita a candidatura", disse a vice-presidente, admitindo que após esse passo "a autarquia perde o controlo do tempo em que haverá uma resposta".

JFO // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.