Ópera "Ninguém & Todo-o-Mundo" leva Gil Vicente hoje ao Teatro da Trindade

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 jun 2019 (Lusa) - A ópera "Ninguém & Todo-o-Mundo", uma farsa "lírico-turística" em torno de Gil Vicente, estreia-se hoje, em exibição única, no Teatro da Trindade, em Lisboa, anunciaram os promotores do espetáculo.

"Ninguém & Todo-o-Mundo" é uma ópera de câmara que "viaja entre os nossos dias e o século XVI, de forma satírica e divertida", inspirada na obra "Auto da Lusitânia" do poeta e dramaturgo Gil Vicente, lê-se no comunicado do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP), que promove o espetáculo.

Divide-se em quatro quadros, "lembrando figuras, episódios e ideias em torno da história e da literatura da viagem e do turismo nos séculos que medeiam os dois extremos" temporais.

Segundo o MPMP, "quem dirá a verdade a mentir?" é o mote desta ópera, no seguimento das palavras de Gil Vicente "Todo o Mundo é mentiroso e Ninguém diz a verdade", que inspiraram o título da obra agora estreada.

Com encenação a cargo de António Durães, música de Daniel Moreira e libreto de Edward Luiz Ayres d'Abreu, o drama em música conta com as interpretações da soprano Teresa Nunes e do tenor João Terleira, como solistas, que desempenham diversas personagens.

Os solistas, segundo a apresentação "metamorfosear-se-ão em diversos papéis: Beatrice (uma mochileira italiana), Barão (um empresário inglês), Berzebu (o diabo principal), Bispo (um clérigo francês), Brünnhilde (uma investidora alemã), Dulce (uma jovem desempregada), Duquesa (uma nobre e falida viúva), Dinato (o secretário de Berzebu), Deolinda (uma moradora de rua) e Dâmaso (um agente imobiliário)".

O espetáculo integra uma atuação do Coro do Conservatório de Música do Porto, "para um interlúdio fantástico" com os diabos Berzebu e Dinato, personagens da história, diz o comunicado.

Numa ópera concebida para um grupo de dois cantores, seis instrumentalistas e um coro de dezasseis vozes, instrumentos associados a outros géneros musicais, como o acordeão ou a guitarra portuguesa, "potenciam um imaginário sonoro diversificado e permeável a tradições musicais não eruditas", pode ler-se na apresentação da obra.

Antes da estreia em Lisboa, "Ninguém & Todo-o-Mundo" teve duas apresentações em dezembro, no Teatro Helena Sá da Costa, no Porto, no âmbito das iniciativas da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.

O preço dos bilhetes para "Ninguém & Todo-o-Mundo", para esta exibição única na Sala Carmen Dolores, do Teatro da Trindade, em Lisboa, hoje, às 21:00, variam entre oito e 16 euros.

RZDC/MAG // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.