Info

Municípios reclamam "portal da transparência" para toda a administração pública

| Política
Fonte: Agência Lusa

Barcelos, 25 fev (Lusa) - O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, reclamou hoje a criação de um portal da transparência da administração pública portuguesa, para que os cidadãos possam escrutinar quem os governa, tanto a nível local como nacional.

Manuel Machado, que falava em Barcelos, no final de uma reunião do Conselho Diretivo da ANMP, disse que está neste momento em discussão a criação do portal da transparência municipal, mas sublinhou que a iniciativa deveria ser extensiva a toda a administração pública.

"O portal da transparência da administração pública portuguesa seria um grande contributo a empreender, não devendo ficar apenas segmentado no domínio das autarquias", referiu.

Lembrou que, "até agora", os municípios são a entidades do Estado "que têm mais controlo" e prestam mais informações de forma sistemática a várias instâncias.

"Este é um bom caminho, é um aspeto importante que queremos prosseguir, mas reclamamos que seja igualmente partilhado e executado por todos os organismos e entidades do Estado", enfatizou.

A ANMP vai continuar a desenvolver os estudos e debates necessários "para aperfeiçoar" a ideia do portal da transparência, "que está apenas direcionada para os municípios".

"Mas isso não chega", rematou Manuel Machado.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo alerta que na próxima semana "mais 16 concelhos" podem estar com risco muito elevado

O Governo alertou hoje que na próxima semana, se a situação epidemiológica se mantiver, "mais 16 concelhos" estarão no nível de risco muito elevado de incidência de covid-19, situação em que se encontram agora Albufeira, Lisboa e Sesimbra.

Horários da restauração e comércio recuam em Lisboa e Albufeira

O horário dos restaurantes e similares e do comércio vai recuar em Lisboa e Albufeira, passando a ter de encerrar às 15:30 aos fins de semana, juntando às regras que já vigoram em Sesimbra, disse hoje a ministra da Presidência.

Ministro dos Negócios Estrangeiros assegura que Portugal cumpriu as regras na entrada de britânicos

O ministro dos Negócios Estrangeiros assegurou hoje que Portugal cumpriu as regras de saúde pública relativamente à entrada de turistas britânicos, depois das críticas de Angela Merkel à descoordenação europeia quanto a viagens na União Europeia.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.