Incêndios: Novo inventário florestal apresentado numa "questão de dias" - ministro

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 jun 2019 (Lusa) -- O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, diz que a publicação de um novo Inventário Florestal Nacional (IFN) é "uma questão de dias", admitindo ponderar a sugestão do setor para que o levantamento seja realizado de cinco em cinco anos.

"O Inventário Florestal Nacional acabou de ser concluído", afirmou Luís Capoulas Santos à agência Lusa, referindo-se ao documento que avalia a abundância e o estado dos recursos florestais nacionais.

O IFN é realizado pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta desde 1965, sendo os resultados apresentados, habitualmente, com uma periodicidade aproximada de 10 anos.

O prazo é considerado pela Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) "muitíssimo longo", pelo que o seu presidente, Pedro Serra Ramos, defende que "pelo menos de cinco em cinco anos devia ser feito um inventário florestal" em Portugal.

Trata-se de uma "opinião que vem de pessoas que conhecem bem a floresta e que merece ser ponderada", afirmou o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, admitindo que "possa ser recomendável que se faça em períodos mais curtos".

A publicação de um novo inventário nos próximos dias já espelhará uma diminuição temporal entre inventários, dado o anterior ter sido divulgado em 2013.

Capoulas Santos admitiu que a realização dos inventários em períodos mais curtos possa passar a ser prática corrente, dado tratar-se de "um instrumento fundamental para as políticas e para a gestão da floresta".

De acordo com a página da internet do Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta, o primeiro IFN resultou da recolha de dados nos anos de 1965 e 1966.

Posteriormente, o instituto divulgou uma primeira revisão com base em dados recolhidos entre 1968 e 1980, uma segunda revisão referente aos dados de 1980 a 1989, e uma terceira revisão incidindo na década de 1990 a 1999.

O Inventário Florestal Nacional 4 é referido na mesma página como plataforma de acesso aos dados de 1995 a 1998 e o quinto inventário um reflexo do trabalho de campo realizado em 2005 e 2006.

O mais recente documento foi o IFN 6, tendo "por base um processo multitemporal de análise de alteração do uso/ocupação do solo" para os anos de referência de 1995, 2005 e 2010.

Os resultados preliminares foram apresentados em 11 de fevereiro de 2013 e serão agora substituídos pelos novos dados anunciados por Capoulas Santos.

DA // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.