Ministros do G20 debatem segurança energética no Japão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 15 jun 2019 (Lusa) - Os ministros da Energia e do Ambiente dos países do G20 iniciaram hoje uma reunião de dois dias em Nagano, no Japão, centrada na garantia do abastecimento energético e na redução dos resíduos de plástico.

"A situação da energia e das alterações climáticas varia entre os membros do G20, logo, não é fácil unificar uma mensagem sobre estas questões", apontou o representante japonês, Hiroshige Seko, no discurso de abertura.

O abastecimento de energia tornou-se rapidamente um ponto central no debate iniciado hoje na cidade de Karuizawa, depois do ataque, na quinta-feira, contra dois petroleiros no Golfo de Omã.

Os Estados Unidos acusaram o Irão da autoria do ataque, o que provocou o aumento das tensões no Médio Oriente e a subida do preço do petróleo bruto. Teerão negou qualquer responsabilidade.

A questão é particularmente sensível para o Japão, país a que pertence um dos navios e que depende da região para grande parte do seu abastecimento de petróleo, dada a escassez de recursos no arquipélago.

Para este fim de semana, também figuram na agenda ministerial do G20 questões ambientais como o debate sobre as alterações climáticas, a utilização de energia limpa e a redução do despejo de resíduos de plástico no mar.

FST // FST

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.