Venezuela: Alta comissária da ONU para Direitos Humanos em Caracas na próxima semana

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Genebra, Suíça, 14 jun 2019 (Lusa) -- A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, desloca-se na próxima semana a Caracas, onde vai reunir-se com o Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, e com Juan Guaidó, auto-proclamado Presidente interino, segundo as Nações Unidas.

O gabinete de Michelle Bachelet disse que a alta comissária estará em Caracas entre 19 e 21 de junho, e se encontrará ainda com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça e o líder da Assembleia Constituinte (apoiado por Maduro), além de membros da Assembleia Nacional, de que Juan Guaidó, opositor de Maduro, é o Presidente.

Segundo o gabinete da alta comissária, Bachelet procurará ainda encontrar-se com "vítimas de violações de direitos humanos e de abusos", sem dar mais pormenores sobre o roteiro da sua viagem.

A Venezuela atravessa uma grave crise humanitária, encontrando-se num impasse político desde janeiro deste ano, quando Juan Guaidó se autoproclamou Presidente interino, alegando falta de legitimidade de Nicolas Maduro, eleito em 2017.

Segundo a agência da Nações Unidas para os refugiados, mais de quatro milhões de pessoas já saíram do país, desde 2015, com mais de um milhão destes a terem fugido desde o passado mês de novembro, em resultado da grave crise económica e social.

RJP // ANP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.