Doentes oncológicos do hospital de Viseu iniciam tratamentos no IPO de Coimbra

Doentes oncológicos do hospital de Viseu iniciam tratamentos no IPO de Coimbra
| País
Porto Canal com Lusa

Os doentes oncológicos da região de Viseu vão passar a receber tratamento no IPO de Coimbra e em julho será contratado um médico, em regime de prestação de serviços, para o Centro Hospitalar Tondela - Viseu (CHTV), foi esta quinta-feira anunciado.

"Hoje, no decurso de uma reunião realizada com o IPO de Coimbra, ficou estabelecido que os doentes do CHTV vão poder iniciar os tratamentos de quimioterapia em Coimbra", anunciou Cílio Correia, o presidente daquele centro hospitalar.

A medida surge após de, na terça-feira, em comunicado conjunto, o Sindicato dos Médicos da Zona Centro, o Sindicato Independente dos Médicos e a secção regional do Centro da Ordem dos Médicos terem referido que a situação atingiu "o ponto de rutura e que os colegas oncologistas assumem a incapacidade de garantir a consulta e tratamentos de quimioterapia para novos doentes".

Cílio Correia afirmou que o serviço de oncologia do CHTV "está a funcionar, neste momento, com três oncologistas em permanência e com a colaboração de outro médico, uma vez por semana, em regime de prestação de serviços".

"A partir de julho, vamos proceder à contratação, também em regime de prestação de serviços, de outro oncologista, uma vez por semana. Com a procura sempre a aumentar, o conselho de administração tem vindo a executar medidas tentando sempre minimizar eventuais constrangimentos no funcionamento do serviço de oncologia", explicou.

Cílio Correia lembrou ainda que "está a decorrer um concurso para preenchimento de uma vaga em oncologia" e a administração do hospital está a "recorrer à contratação de especialistas em regime de prestação de serviços".

Na mesma reunião de hoje, o presidente do conselho de administração adiantou que "há necessidade de se estabelecer um protocolo" entre o CHTV e o IPO de Coimbra "de forma concreta e permanente".

Várias forças políticas, locais e regionais, exigiram nos últimos dias o regresso à normalidade do serviço de oncologia do CHTV.

+ notícias: País

Operação de Páscoa da PSP com quase mil acidentes e sem vítimas mortais

A PSP efetuou 404 detenções em todo o território nacional e registou quase mil acidentes, sem vítimas mortais, desde 22 de março, quando teve início a operação "Páscoa em Segurança", anunciou a polícia esta sexta-feira.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.