Morreu Aureliano Veloso, primeiro presidente democraticamente eleito para a Câmara do Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 12 jun 2019 (Lusa) - O primeiro presidente democraticamente eleito para a Câmara Municipal do Porto, Aureliano Veloso, morreu hoje aos 95 anos.

Aureliano Veloso foi o primeiro presidente a ser eleito para a Câmara do Porto, como independente pelo Partido Socialista (PS), nas primeiras eleições autárquicas após o 25 de Abril, tendo governado a cidade entre 1977 e 1979.

Nascido na freguesia de Folgosinho, em Gouveia, em 25 de fevereiro de 1924, Aureliano Capelo Pires Veloso, licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1949.

Aureliano Veloso era pai do músico e cantor Rui Veloso e irmão de Pires Veloso, candidato à presidência da República em 1980 que ficou conhecido como o "vice-rei do Norte".

Em 2011, foi agraciado com a Medalha Municipal de Honra da cidade do Porto, tendo sido, ao longo da sua vida uma "figura de enorme relevo na vida cívica da cidade", lembra o líder da Distrital do Porto do PS, Manuel Pizarro, numa nota de pesar.

"O seu irrepreensível percurso profissional e político tornam-no credor da admiração de todos os portuenses", afirma Manuel Pizarro, adiantando que "o Porto não o esquecerá".

As cerimónias fúnebres de Aureliano Veloso realizam-se na quinta-feira, às 16:30, no Tanatório de Matosinhos, avançou o Jornal de Notícias.

SPYC // SR

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.