DECO afirma que oferta combinada de gás e eletricidade da EDP não compensa

DECO afirma que oferta combinada de gás e eletricidade da EDP não compensa
| Política
Porto Canal

A DECO considerou hoje que não compensa aderir à oferta combinada de gás e eletricidade da EDP, lançada segunda-feira, mas reconheceu ganhos anuais na eletricidade até 8 euros face ao tarifário da vencedora do leilão de eletricidade Endesa.

"O tarifário EDP [para a eletricidade] Casa Click é vantajoso a partir de 3,45 kVA de potência contratada, mas peca por não ser extensível à tarifa bi-horária. Já a oferta dupla da EDP, o EDP Casa Total Click, nunca compensa", afirma a associação de defesa do consumidor DECO, em comunicado.

A associação fez as contas à campanha lançada pela EDP na segunda-feira, uma semana depois de anunciar que a Endesa venceu o leilão de eletricidade, com uma oferta de desconto de 5% (face aos preços das tarifas transitórias de eletricidade), limitado a 1,2% para as tarifas bi-horárias.

Mas os 600 mil consumidores inscritos no leilão organizado pela DECO, potenciais clientes da Endesa, têm mais vantagem em contratar o novo tarifário de eletricidade da EDP para potências a partir de 3,45 kVA (quilowatt-ampere).

Nas potências mais comuns (3,45 e 6,9 kVA), a poupança por ano oferecida pela EDP é de 18 euros e 31 euros face à tarifa regulada, a da EDP Serviço Universal, e de 4 euros e 8 euros face ao tarifário oferecido pela Endesa.

"O desconto [da EDP] de 5% na eletricidade, comum aos dois tarifários, incide sobre a potência contratada e a energia consumida. Como o tarifário da Endesa, que venceu o leilão, só abrange o consumo de eletricidade, a redução na fatura conseguida com o tarifário da EDP é um pouco maior", reconhece.

A oferta dupla da EDP é que não compensa: "Quanto ao gás natural, o desconto apresentado parece tentador (10% no termo fixo e no consumo) mas, feitas as contas para um consumo anual de gás de 320 m3, é mais vantajoso contratar o EDP Casa Click, para a eletricidade, e o Goldenergy Goldgás, para o gás natural", precisa a associação.

Este tarifário combinado é o "mais barato em todos os cenários", segundo as contas da DECO, apresentando uma redução no termo fixo correspondente a 20% da fatura.

Mas quem quiser tarifa bi-horária fica de fora da proposta da EDP, adverte a associação, acrescentando que o mesmo acontece a quem pretende uma potência inferior a 3,45 kVA ou um consumo por ano de gás natural superior a 500 m3.

Para usufruir dos descontos, a EDP "obriga" à adesão exclusiva via Net e à aceitação do pagamento por débito direto, o que a DECO diz violar uma recomendação da ERSE para existirem dois meios de pagamento disponíveis para os consumidores.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.