Frevo do Recife chega ao Porto em filme de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 10 jun 2019 (Lusa) -- A dança e cultura do frevo de rua, característica do Recife e do estado do Pernambuco, no Brasil, chega na quinta-feira ao Maus Hábitos, no Porto, num filme da brasileira Bárbara Wagner e do alemão Benjamin de Burca.

"Faz Que Vai", o primeiro filme da colaboração entre os dois artistas, em 2015, é acompanhado por uma exposição "em formato instalação" com curadoria de Moacir dos Anjos, que fica patente de 13 de junho até 28 de julho, nesta sala do Porto.

A dupla ocupa o pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza 2019, com o projeto "Swinguerra", nova reflexão sobre uma manifestação de cultura popular, a 'swingueira', e tem aqui uma primeira passagem por Portugal, este ano, antes de o Curtas Vila do Conde, em julho, apresentar "Rise", Urso de Ouro de curta-metragem, no Festival de Cinema de Berlim, no passado mês de fevereiro.

Em entrevista à Lusa, Bárbara Wagner prefere destacar o programa educativo em torno da apresentação no Maus Hábitos -- Espaço de Intervenção Cultural, que teve como ponto de partida o trabalho de pesquisa -- também integrado por Moacir dos Anjos --, iniciado na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, o "maior acervo de fotografias do frevo de rua", tradição que remonta "ao início do século passado".

A oficina sobre frevo e 'voguing' orientada por Edson Vogue, marcada para julho, no Porto, em data a definir, foi "uma das condições colocadas" pela dupla para aceitar o convite, a que se junta uma aula aberta de Moacir dos Anjos, com moderação de Rute Rosas, na terça-feira, 11 de junho, na Aula Magna da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Os dois artistas começam "sempre a trabalhar nos filmes sem saber como se vai desenrolar", aproximando-se depois da metodologia "dos próprios artistas de rua ou outros" com que trabalham, para chegar a uma estrutura própria.

"Estávamos interessados em como uma tradição como o frevo, que sai das ruas no começo do século XX, começa a popularizar-se no Carnaval e nas festas com bandas militares. Porque isto vem da capoeira e dos escravos da cidade, que têm ali uma força para abrir alas e a frente para a banda passar. Vai-se desenvolvendo numa espécie de manifestação", conta Bárbara.

Não foi uma dança celebrada até aos anos 1970, "quando o Governo estadual faz cartilhas a ensinar os passos do frevo", abrindo o caminho para as primeiras escolas do estilo, em Recife e Olinda.

Na opinião dos artistas, não há tanto interesse no frevo do ponto de vista da arte contemporânea, por causa "da violência do 'marketing' do Carnaval", e a expectativa é agora "saber como é que isto é visto em Portugal".

A dupla queria fazer uma conferência em que pudesse discutir as várias questões envoltas na obra, o que não será possível por estarem a rodar uma outra obra, na Alemanha. E Bárbara Wagner mantém a convicção de que um realizador "não faz militância, antes quem filma", como é o caso dos dançarinos.

"O que falta, depois, é o nosso circuito de arte 'super elitista' aproximar-se dessas realidades. A conversa tem de ser mais direta. Por exemplo, não faz sentido mostrar o 'Faz Que Vai' se o Edson Vogue não apresentar a oficina", acrescenta.

Num trabalho que "atravessa questões de género, classe e raça", porque "são estes os corpos que hoje dançam o frevo", há um olhar sobre o "reinventar do frevo", mas também a forma como a cultura se liga a uma comunidade, à semelhança de um filme sobre a música 'brega', na mesma região, que passou pela Fundação de Serralves em 2017 ("Esta´s vendo coisas").

"O nosso filtro era o frevo. Não queríamos comentar diretamente género, classe ou raça, porque são estes os corpos que hoje dançam o frevo. Não precisamos de apontar um problema, ou ilustrar um gesto", aponta a brasileira à Lusa.

Para Bárbara Wagner, o corpo pode ser um espaço de dissidência pela própria dança e atividade, até contra as "estruturas de poder e operação carregadas nos corpos negros" desde o período colonial.

Benjamin de Burca vê "dois corpos a morar dentro da mesma pessoa", ao olhar para um dançarino, num exercício identitário que também atravessa "Rise", uma coprodução documental, estre Brasil, Canadá e Estados Unidos, com jovens à procura de se afirmarem como canadianos sem renegarem o passado de imigrantes ou de descendentes de imigrantes.

A curta-metragem premiada em Berlim será mostrada em Vila do Conde, explorando a ocupação de uma estação de metro em Toronto, no Canadá, por uma série de 'rappers' e poetas imigrantes ou descendentes de imigrantes, maioritariamente da zona de ascendência caribenha a habitar casas sociais em Toronto, desde os anos 1970.

Juntam-se em encontros para "partilhar histórias, origens diferentes" e "textos, canções, poesia de protesto ou dança", com um elemento em comum: "Aqueles jovens quererem ser vistos como canadianos", explica Bárbara Wagner à Lusa.

Esta será a segunda passagem de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca por Vila do Conde, depois de, em 2018, terem mostrado no festival a 'curta' documental "Terremoto Santo", sobre a música 'gospel' e a religião evangélica, que gerou reações "bem intensas e diversas".

Os autores de "Swinguerra", que exibem no âmbito da Bienal de Veneza, vão voltar a Portugal em julho, para acompanharem a exibição de "Rise", no festival.

A escolha de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca para Veneza foi efetuada pela Fundação Bienal de São Paulo, que a anunciou no passado mês de dezembro.

A instalação em torno de "Faz Que Vai" fica patente até 28 de julho no Maus Hábitos, no Porto.

SIF // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.