"A sala de aula é o principal espaço de disputa" no Brasil - Bárbara Wagner

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 10 jun 2019 (Lusa) -- A artista brasileira Bárbara Wagner, que representa o Brasil na Bienal de Veneza, disse hoje à Lusa que a sala de aula é "o principal espaço de disputa" na atualidade daquele país.

Bárbara Wagner vai apresentar no Porto, a partir de quinta-feira, o filme "Faz Que Vai", criado em colaboração com o alemão Benjamin de Burca, sobre o frevo de rua, manifestação típica do Recife, numa altura em que a dupla representa o Brasil na Bienal de Veneza de 2019.

À margem desta apresentação, vai decorrer uma aula aberta de Moacir dos Anjos, da Fundação Joaquim Nabuco, e uma oficina de frevo orientada por um dos bailarinos presentes no filme, Edson Vogue.

A dupla vai ainda apresentar "Rise", a curta-metragem filmada em Toronto, com imigrantes na cidade canadiana, no Curtas Vila do Conde, em julho. "Rise" venceu o Urso de Ouro de melhor curta-metragem, no Festival Internacional de Cinema de Berlim, no passado mês de fevereiro.

Em entrevista à Lusa, os artistas consideraram que a presidência de Jair Bolsonaro, no Brasil, afetou o trabalho no campo da investigação e da educação neste país.

"Tenho de imaginar que o Edson [Vogue] estudou num momento muito certo, e essa possibilidade não existe para outros 'Edsons', que estão a chegar hoje a essa fase", apontou o artista alemão, há vários anos a trabalhar no Brasil.

Já Bárbara Wagner destaca que o bailarino é "fruto de um tipo de política que se viu na última década [no Brasil] e que está a desmanchar-se e desmontar-se" desde 2016, com a educação a tornar-se "o principal espaço de disputa" e "o problema mais sério", no país.

"Assistimos ao desmanchar das políticas de incentivo à pesquisa e à educação", diz Bárbara Wagner à Lusa, com Benjamin completando com a ideia de que este efeito torna "o Brasil mais pobre, o que é muito perigoso em vários sentidos".

Edson Vogue "pensou este 'workshop' em torno do frevo e do 'voguing'", depois de um processo em que terminou um estudo sobre as práticas de dança, ao longo da rodagem do filme, resultado apresentado agora no Porto.

Com um trabalho que cruza a música com fenómenos sociais e políticos, mas também antropologia e sociologia, como em "Terremoto Santo", sobre a religião evangélica e a música 'gospel', está sempre presente uma crítica sociopolítica, mesmo que "de forma subtil", considera Wagner à Lusa.

A artista entende ainda a discussão do Brasil com o passado do colonialismo como uma "luta constante", vendo pessoas, com quem trabalha nos vários filmes, a "reverter o jogo de poder colonial todos os dias", sobretudo em questões de raça, mas também de género.

"É muito importante que a discussão esteja em todos os âmbitos, no jornalismo, na academia e nas artes, e há muitas formas de pensarmos sobre isto", acrescenta.

A instalação em torno de "Faz Que Vai" fica patente até 28 de julho no Maus Hábitos.

Os autores de "Swinguerra", filme que exibem no âmbito da Bienal de Veneza, regressam a Portugal em julho, para acompanharem a exibição de "Rise" no Curtas de Vila do Conde, festival onde, no ano passado mostraram a produção documental "Terremoto Santo", sobre a música 'gospel' e a religião evangélica, que gerou reações "bem intensas e diversas".

Em 2017, a Fundação de Serralves mostrou "Esta´s vendo coisas", um filme sobre a música 'brega', na região de Pernambuco.

A escolha de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca para Veneza foi efetuada pela Fundação Bienal de São Paulo, que a anunciou no passado mês de dezembro.

SIF // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.