BE quer bibliotecas do Porto abertas diariamente até às 20:00

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 12 jun (Lusa) -- O Bloco de Esquerda lançou hoje no Porto uma petição pelo alargamento do horário das bibliotecas públicas da cidade que querem ver abertas de segunda a domingo e até às 20:00.

"O que estamos a pedir, a reivindicar, é que os horários da biblioteca sejam alargados", contou à Lusa a cabeça-de-lista do BE à Assembleia Municipal do Porto, Ana Luísa Amaral, uma das promotoras e primeiras subscritoras da petição lançada hoje e disponível na internet.

Na petição, que surge no âmbito da candidatura "E se virássemos o Porto ao contrário?" do bloco, encabeçada pelo candidato José Soeiro, defende-se ainda que as duas bibliotecas da cidade -- municipal e Almeida Garrett -- "não só que estejam abertas ao domingo mas que alarguem o seu horário para as 20:00, de maneira a que mais pessoas possam aceder aos livros e a todos os outros serviços que a biblioteca oferece".

Para Ana Luís Amaral, naquela que é a "segunda cidade do país" devia ser seguido o exemplo "do que acontece noutros países da Europa", como a França, "em que as bibliotecas estão abertas à noite".

"Em tempos de dificuldades económicas profundas as bibliotecas proporcionam espaços e serviços ainda mais procurados e apetecidos porque, em casa, muitos perderam já a possibilidade de ter livros, de ler com conforto, de aceder à Internet. Contudo, as Bibliotecas Públicas do Porto mantêm horários de funcionamento que impedem o acesso a quem, depois do trabalho ou por opção, as procura ao fim da tarde ou aos Domingos", pode ler-se na petição.

Para além de estar disponível na Internet em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=bibliotecasPorto, a petição será ainda passada "pelas cantinas da Universidade do Porto e faculdades" e será entregue ao executivo da Câmara Municipal do Porto "depois do verão".

"Nós, cidadãs e cidadãos do Porto, pretendemos que as bibliotecas proporcionem um uso máximo dos espaços e do atendimento qualificado, cumprindo assim a sua missão de serviço público a toda a população", refere o documento disponível online e já subscrito por 20 pessoas entre as quais os escritores Richard Zimler e Manuel Jorge Marmelo, o investigador Alexandre Quintanilha e o diretor do FITEI Mário Moutinho.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).