Zoo de Gaia acolhe casal de subespécie de leão mais ameaçada do mundo

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 12 jun (Lusa) -- O Zoo Santo Inácio, em Gaia, recebe na sexta-feira um casal de leões asiáticos, considerados pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) como uma das subespécies de leões mais ameaçadas do mundo.

A viagem do casal de leões para o Zoo de Vila Nova de Gaia está inserida no âmbito do Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas, coordenado pela Associação Europeia de Zoos e Aquários.

Segundo um comunicado do zoológico, a chegada do casal "representa um enorme passo mundial na preservação desta subespécie", já que esta se encontra ameaçada devido à destruição do seu habitat natural, à convivência com seres humanos e com gado doméstico, à diminuição do número de presas disponíveis e a problemas de consanguinidade.

A população desta subespécie de leões, que em meio selvagem apenas habita na Índia, possui "pouco mais de 200 exemplares", de acordo com o Zoo de Gaia.

A fêmea de dois anos, cujo nome será escolhido através da página da rede social Facebook do zoo, e o macho de sete, chamado Itar, vão poder desfrutar de um habitat que recria as condições do seu ambiente natural.

A direção indica que este é o único parque zoológico português a receber esta subespécie, oriunda da Índia.

O leão asiático tem uma altura até cerca de 110 centímetros, com o seu comprimento a variar entre 200 e 280 centímetros e o peso entre 200 e 275 quilos.

SZB/ROC // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.