Europeias/Itália: Salvini assegura que coligação se mantém apesar de resultados

| Política
Porto Canal com Lusa

Roma, 27 mai 2019 (Lusa) -- O vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, afirmou hoje que a coligação de governo se mantém, apesar das fortes perdas do Movimento 5 Estrelas, ultrapassado pelos socialistas do Partido Democrático (PD) nas europeias de domingo.

"Os meus aliados no governo são meus amigos", disse à imprensa Salvini, líder da Liga (extrema-direita), apelando ao parceiro de coligação que "volte ao trabalho com serenidade".

A Liga governa com o Movimento 5 Estrelas (M5S, antissistema) desde junho de 2018.

A Liga venceu com cerca de 30% dos votos as eleições europeias de domingo em Itália, segundo sondagens à boca das urnas.

O M5S, que em 2018 foi o partido mais votado, com mais de 30% dos votos, obteve agora cerca de 20% e foi ultrapassado pelo PD, que deverá alcançar os 23%.

"Não vamos utilizar esses resultados para ajustes de contas internos" e ainda menos para mudança de pastas, assegurou Salvini.

O vice-primeiro-ministro e ministro do Interior apelou no entanto a "uma aceleração" do programa do governo, citando a baixa dos impostos, medidas de segurança e reforço da autonomia regional, temas em que os dois parceiros de coligação registam divergências.

Matteo Salvini, que falou à imprensa de terço na mão, agradeceu "aquele que está lá em cima" por ajudar "não salvini, mas a Itália e a Europa".

As eleições de domingo, considerou, são "o sinal de uma nova Europa, de uma Europa cansada de ser escrava dos poderosos".

MDR // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.