Europeias/Luxemburgo: Empate entre conservadores e liberais

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 27 mai 2019 (Lusa) -- Os liberais do Partido Democrático (DP), que lideram a coligação governamental no Luxemburgo, e os conservadores do CSV conseguiram eleger, cada um, dois representantes para o Parlamento Europeu (PE) nas eleições europeias realizadas domingo.

O DP, partido do primeiro-ministro Xavier Bettel, foi a formação mais votada no Luxemburgo, com 21,44% dos votos, mas ficou praticamente empatada com o partido popular social-cristão (CSV), partido do atual presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que alcançou 21,10% dos votos, segundo os resultados oficiais provisórios divulgados pelo PE.

Sendo assim, as duas formações conseguem quatro dos seis eurodeputados luxemburgueses com assento no hemiciclo europeu.

Os outros dois eurodeputados foram eleitos pela formação ecologista Os Verdes, que obteve 18,91% dos votos, e pelos sociais-democratas do LSAP, que conseguiram 12,19% dos votos.

O voto no Luxemburgo é obrigatório e, em caso de incumprimento deste dever, os cidadãos podem incorrer numa coima entre os 251 e os 2.000 euros, bem como de uma pena de oito a 15 dias de prisão.

A taxa de participação no Luxemburgo no escrutínio europeu foi de 84,10%, menos do que nas eleições anteriores de 2014 (85,55%).

SCA // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.