Rastreio do IPO/Porto no dia do Euromelanoma deteta nove casos de tumor

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 15 mai (Lusa) -- O IPO-Porto realizou hoje, no âmbito do Dia do Euromelanoma, mais de uma centena de rastreios tendo detetado nove casos com tumores da pele e quatro com lesões suspeitas de malignidade.

"Das 110 observações registadas, foram detetados dois casos de melanoma, quatro lesões suspeitas de melanoma, um carcinoma espinocelular, quatro carcinomas baso celulares e dois síndromes de nevos atípicos a merecer vigilância apertada no Instituto", refere comunicado do Instituto Português da Oncologia.

Para Matilde Ribeiro, coordenadora da Clínica de Pele do IPO-Porto, "esta foi uma das campanhas de rastreio em que se detetaram mais casos de lesões na pele".

São ações como esta que "sensibilizam a população para a necessidade de proteção constante e rastreios regulares", acrescenta a especialista.

À semelhança de anos anteriores, o IPO-Porto juntou-se ao Euromeloma, uma campanha pan-europeia que envolve 29 países com o objetivo de informar e sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce do Cancro da Pele.

A Clínica de Pele providenciou já o seguimento dos casos detetados no IPO-Porto.

LIL // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.