FC Porto apresenta projeto social em cinoterapia aplicada ao futebol

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

A cinoterapia aplicada ao futebol é o mote do projeto apresentado pelo FC Porto em resposta ao desafio lançado pela UEFA a todos os participantes na Youth League, competição na qual os dragões vão disputar a Final Four.

Anualmente, a UEFA lança um repto aos clubes presentes na competição para a criação de um vídeo tendo, este ano, adicionado a vertente social como tema. O FC Porto escolheu a cinoterapia, uma nova abordagem terapêutica que utiliza cães no auxílio ao tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas com necessidades especiais, para a realização do vídeo.

Em associação com a Dogga, escola de cães responsável pelas terapias, o projeto GAIAaprende+I e a CERCI Gaia, com quem foi estabelecido um protocolo de colaboração, a ideia base passou por exemplificar as potencialidades da cinoterapia na evolução individual e em grupo, proporcionando um dia especial ao plantel Sub-19 e a um conjunto de crianças com necessidades especiais.

“A missão é com um cão ajudar o menino a atingir objetivos. Com a ajuda do cão, um menino especial pode tornar-se num jogador de futebol, pode marcar um golo”, explica Manuela Vilas-Boas, responsável da Dogga.

O cão acaba por funcionar como elemento facilitador e motivador, podendo ser utilizado em diversos cenários. Se o objetivo for trabalhar o desenvolvimento motor, poderão ser realizadas gincanas, onde a criança imita o cão, para problemas emocionais tenta-se estabelecer uma ligação com o cão e no caso de dificuldades de aprendizagem, a ideia é inserir o cão na resolução de conteúdos académicos.

Mário Silva, treinador da equipa de Sub-19 do FC Porto, destacou o valor da cinoterapia aplicada ao futebol: “É possível com um animal exemplificar o que pretendemos para o próprio exercício. Foi interessante verificar que pode haver um transfere deste momento para o momento no campo em que possa existir o estímulo do golo, que é o momento mais importante do jogo.”

O trabalho do FC Porto neste campo convenceu também Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia. “É dos projetos mais extraordinários que tenho vivido enquanto Presidente de Câmara. Sentimos que mexemos na vida e no desenvolvimento de crianças com particularidades muito especificas que só têm este tipo de apoios. Estamos desta forma a moldar o futuro das crianças. A inspiração dos terapeutas e do FC Porto que sirva para disseminar o projeto”, desejou. .

+ notícias: FC Porto

FC Porto bateu o SL Benfica (65-47) e reduziu a desvantagem na final da Liga de Basquetebol

Ciente da responsabilidade que é envergar o brasão abençoado no Dragão Arena, a equipa de basquetebol do FC Porto recebeu e venceu o Benfica por 65-47 e recuperou parte do atraso trazido da capital fruto das duas derrotas no Pavilhão da Luz. De volta à Invicta sem margem de erro, e menos de 72 horas depois do segundo jogo em Lisboa, os portistas apresentaram-se revigorados e tiveram no duplo-duplo de Miguel Queiroz (16 pontos e 10 ressaltos) um dos catalisadores da primeira vitória na final do campeonato.

Treinador da natação do FC Porto prolonga contrato por mais dois anos

José Manuel Borges continuará como timoneiro da natação azul e branca até 2024. Chegado ao comando técnico do FC Porto em 2018 - depois de orientar atletas nas Olimpíadas de Atlanta (1996), Atenas (2004) e Londres (2012) -, o antigo nadador já havia representado o clube entre 1972 e 1980, período em que se sagrou campeão e recordista nacional. Acabado de prolongar vínculo por mais duas temporadas com o emblema de que é adepto e sócio, José Manuel Borges revelou o “orgulho” que sente por poder orientar “o clube em Portugal que disponibiliza melhores condições de preparação aos atletas”. “É um privilégio poder continuar este trabalho com o objetivo de continuar a evoluir e podermos ter mais atletas em competições de outro nível, nomeadamente nos Jogos Olímpicos”, declarou o treinador da natação portista.

Jorge Nuno Pinto da Costa: "As vitórias do FC Porto, de há uns anos para cá, têm sempre um bocadinho do IBB"

O Internationales Bakhaus Bodensee AG é uma entidade bancária alemã que foi essencial para o FC Porto numa altura difícil em que os bancos nacionais fecharam as portas ao clube. Aquando da entrega dos Dragões de Ouro 2021, em novembro do ano passado, o galardão para Parceiro do Ano foi entregue em mãos a Cristiano Faria, representante do IBB AG em Portugal. Nesta quarta-feira, na Tribuna Presidencial do Estádio do Dragão, Jorge Nuno Pinto da Costa repetiu o ato na presença de Heike Kemmner, que a administradora do banco germânico considerou “uma grande honra”. O presidente mais titulado do mundo, por sua vez, sublinhou que, “quando estamos de parabéns, o IBB também está de parabéns”.