Estado Islâmico reivindica ataque a prédios do Governo em Cabul

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cabul, 20 abr 2019 (Lusa) -- O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (IS) reivindicou hoje o ataque lançado sábado por homens-bomba contra prédios do Governo no centro de Cabul, que matou várias pessoas.

Quatro 'jihadistas' atiraram explosivos perto do Ministério do Trabalho antes de entrar e "confrontar as forças de segurança afegãs com metralhadoras e granadas por várias horas", afirmou hoje o grupo em comunicado.

O ataque lançado no sábado terminou com todos os bombistas suicidas mortos, segundo informações avançadas pelo Ministério do Interior no Twitter.

"Ataque contra os correios centrais: operações concluídas. Todos os bombistas suicidas foram mortos e mais de 2.000 civis resgatados", indicou o Ministério após cerca de seis horas de cerco ao prédio, citado pela agência France Press.

Seis pessoas ficaram feridas, de acordo com uma primeira avaliação feita por um porta-voz do Ministério da Saúde.

Os agressores usavam uniformes da polícia e visavam um santuário próximo do prédio, adiantou o chefe da polícia de Cabul.

O Ministério da Comunicação é um edifício de 18 andares, considerado o mais alto de Cabul, e está localizado numa zona comercial do centro da cidade.

Os talibãs anunciaram na semana passada o início da ofensiva de primavera. Ataques mortais foram registados em várias províncias do Afeganistão.

SIM // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Encontrados 450 quilos de bombas por deflagrar em escolas de Gaza

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) anunciou esta terça-feira ter encontrado bombas de 450 quilos não deflagradas em escolas, após a retirada das tropas israelitas de Khan Younès, sul da Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.