Manifestação junta 150 pessoas a pedir saída da direção dos Bombeiros de Lourosa

| Norte
Porto Canal com Lusa

Uma manifestação junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Lourosa, em Santa Maria da Feira, juntou esta sexta-feira cerca de 150 pessoas que reclamam o afastamento dos atuais dirigentes da corporação, onde esta tarde só prestavam serviço três homens.

Atualizado 20-04-2019 12:01

A instituição está responsável por 11 freguesias do concelho de Santa Maria da Feira mas, na sequência de divergências entre o comando operacional e a associação humanitária que gere a casa, os bombeiros têm exigido desde meados de março que a direção se demita e 52 voluntários suspenderam segunda-feira o serviço ativo, como forma de pressionar a reclamada renúncia ou destituição.

Essas licenças de inatividade deixaram a corporação com apenas 16 homens e isso explica que hoje a casa só tivesse ao serviço um operacional para atendimento telefónico e dois outros para acorrer a emergências, pelo que populares e alguns bombeiros gritavam frases como "'Passarinho' fora" - em referência à alcunha pela qual é conhecido Joaquim Cardoso, presidente da direção.

A promotora da manifestação foi a ex-voluntária Diana Guedes, que se diz preocupada com a atual redução de funcionários no quartel e "toda a gente depende dos bombeiros".

Considerando que a inatividade de 52 operacionais implica maior recurso a outras corporações da região, essa habitante de Lourosa quer ver satisfeita a exigência do corpo ativo e afirma: "O presidente pode ir embora à vontade porque nós precisamos dos bombeiros, dele não".

Um dos cidadãos que também participou no protesto já fez parte da equipa que a população quer precisamente ver afastada: Domingos Cristino foi tesoureiro na corporação vários anos, mas renunciou ao cargo a 29 de março para "satisfazer a vontade" dos bombeiros.

Questionado pela Lusa quanto ao motivo pelo qual passou a considerar inadequada a sua própria equipa, explicou: "Esta direção deve ser toda demitida porque não é amiga dos bombeiros".

José Gomes, outro ex-chefe da corporação, também se diz "contra as atitudes que o presidente tem tomado" e destaca a que esteve na origem da presente instabilidade: "Mandou os membros do comando embora e não devia, porque era uma boa equipa".

Outros manifestantes não conheciam as críticas à alegada "má gestão" dos atuais dirigentes, mas mostraram-se alarmados pelo efeito que a redução do número de operacionais pode ter na atividade da corporação relacionada com cuidados de saúde.

Foi o caso de Adelaide Silva, de Fiães, que estava a ficar sem voz de tanto gritar "Passarinho fora!", mas, entre um berro e outro, justificou: "Este presidente só está a prejudicar o quartel e, como preciso muitas vezes da ambulância, o meu medo é que, quando eu precisar, não haja bombeiros para me irem buscar".

Florbela Barros é de Fiães e aderiu ao protesto pelo mesmo motivo: "A minha sogra precisa dos bombeiros praticamente todos os meses e não sei como vai ser quando precisarmos da ambulância e não houver gente ao serviço".

O atual comandante interino da corporação, Fernando Oliveira, não abordou essas questões contabilísticas, mas reconhece que, ao longo desta semana, já passou serviço a outras corporações por não ter na sua equipa pessoal que o assegurasse.

"Mas isto só acaba quando a direção deixar de se agarrar ao poder e se for embora", avisou.

Nesse sentido, o porta-voz dos 52 bombeiros em inatividade, Amaro Fontes, lamenta que a manifestação de hoje não tenha sido mais participada.

"As pessoas são um bocado comodistas: hoje não saíram de casa para estar aqui, mas um dia destes, quando houver um incêndio grave ou emergência assim, vão perceber as consequências disto e pode já ser tarde", concluiu.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.