Campeonato Nacional de Ralis 2014 arranca no sábado em Fafe com novas regras

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 20 fev (Lusa) - O Campeonato Nacional de Ralis 2014 arranca no sábado, no Rali Serras de Fafe, com novo nome, novas regras de pontuação, uma nova prova no calendário (Rali de Castelo Branco) e um tricampeão, Ricardo Moura, à procura do "tetra".

As diferenças entre esta edição do Campeonato Nacional de Ralis e a de 2013 começam no nome (termina a designação "Campeonato de Portugal de Ralis"), mas vão muito além da aparência: o calendário passa a incluir oito provas (contra as cinco do ano anterior) e abandona-se o polémico modelo de Taça de Ouro (três provas em que os pilotos poderiam obter pontuação suplementar a somar à das outras cinco).

Em 2014 os pilotos vão contabilizar as seis melhores pontuações nas provas que fizerem, sendo que nas principais provas do calendário nacional - o Rali dos Açores, o Rali de Portugal e o Rali da Madeira - apenas a primeira etapa de cada uma destas provas é pontuável para o Campeonato Nacional.

"A alteração às regras da pontuação fazem parte de uma revolução mais ampla, e que já se impunha, nos campeonatos de ralis" e que inclui a homogeneização de categorias", explicou à Lusa Paulo Campos, diretor da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Por outro lado, o dirigente acrescentou que "a qualidade da lista de inscritos no Rali Serras de Fafe, que abre o campeonato, pode ser um indicador de que as novas regras são um fator de entusiasmo".

"Só experienciando é que teremos uma ideia do impacto que [as novas regras] terão nas estratégias a adotar [por cada equipa], mas algumas parecem-me objetivamente excelentes, como seja voltarmos a ter as três provas mais importantes disputadas em território português a contar para o Campeonato Nacional", considerou à agência Lusa o tricampeão nacional de ralis, Ricardo Moura.

O piloto açoriano considera igualmente "uma medida inteligente" a regra de "apenas a primeira etapa destas três grandes provas ser pontuável para o Campeonato Nacional", uma vez que "visa a redução de custos", mas permite aos pilotos estarem "inseridos nas provas mais mediáticas".

Por outro lado, os pilotos poderão obter uma bonificação de cinco pontos se participarem em sete provas do CNR e de dez pontos se participarem em todas as oito provas do calendário, uma nova regra com a qual o tricampeão discorda.

"No fundo obriga a que os pilotos pensem em fazer as oito provas e aí já não vamos ao encontro da redução de custos", avaliou.

Por outro lado, nos ralis deste ano não haverá Powerstages (uma especial que dava pontos adicionais primeiro, segundo e terceiro). Em vez disso, cada vitória numa classificativa será pontuada com 0,5 pontos.

"É um critério mais justo do que a PowerStage, porque premeia a rapidez, mas aliada à consistência. [...] O meio ponto parece-me uma ideia interessante. Não concordo é que não haja um teto", contrapôs Ricardo Moura, explicando que assim um rali com o mesmo número de quilómetros de outro pode atribuir mais pontos por ter classificativas mais curtas.

Ricardo Moura, que começa a temporada num Skoda Fabia S2000, admite que não tem ainda o orçamento fechado para este ano, o que pode motivar alterações de carro, mas sabe que à partida a concorrência será forte.

No leque de pilotos este ano no CNR contam-se nomes como o campeão em título da categoria CPR2 (agora dividida em RC3, RC4 e RC5), João Barros (Ford Fiesta R5), ou José Pedro Fontes, vice-campeão em 2007 e 2008 que vai começar o campeonato em Fafe com um Subaru Impreza STI de Produção.

O vice-campeão em 2013, o piloto vimaranense Pedro Meireles, arranca a temporada num Skoda Fabia S2000, mas não tem ainda garantida a presença em todos os ralis da época, enquanto Rui Madeira estará ao volante de um Ford Fiesta R5.

Candidato assumido ao título no agrupamento de Produção (RC2N), o algarvio Ricardo Teodósio participa no campeonato nacional num Mitsubishi Lancer Evo9, mas o grande favorito é uma vez mais o veterano Adruzilo Lopes (Subaru Impreza R4), tricampeão absoluto em 1997, 1998 e 2001.

O calendário de provas começa no sábado, com o Rali Serras de Fafe (um total de 234,19 Km num único dia, com 117,66 Km de provas especiais de classificação) e termina a 18 de outubro, com o Rali de Castelo Branco, que este ano substitui o Rali do Algarve.

NVI // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.