Atletas ucranianos abandonam Jogos Olímpicos

Atletas ucranianos abandonam Jogos Olímpicos
| Desporto
Porto Canal

Alguns atletas ucranianos abandonaram os Jogos Olímpicos de Inverno devido à violência no pais natal que já causou 28 mortos. As provas terminam no próximo domingo.

"Em solidariedade com os manifestantes e contra as acções criminosas contra eles e a irresponsabilidade do presidente e do Governo recusamos continuar a participar nos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014", pode ler-se num comunicado citado pela Associated Press.

A esquiadora Bogdana Matsotska foi uma das atletas que alegou que a sua decisão em abandonar o evento desportivo teve como objetivo mostrar "solidariedade" com os manifestantes e as vítimas da violência em Kiev.

"A minha filha está extremamente zangada com o Presidente Viktor Yanukovych. Em vez de resolver o conflito através de negociações tem enterrado as últimas esperanças na nação em sangue", afirmou Zeg Matsotsky, pai e treinador da atleta.

O presidente do comité olímpico ucraniano, Sergei Bubka, disse respeitar a decisão de alguns atletas, mas apelou aos restantes para continuarem na competição como "sinal de unidade."

"Alguns atletas deixaram claro que querem ir para casa. Mas é preciso mostrar unidade", afirmou Sergei Bubka.

Também o porta-voz do comité internacional olímpico, Mark Adams, garantiu perceber a decisão dos atletas, pedindo ainda força e entreajuda ao colectivo. "Eu creio que alguns decidiram voltar a casa e o presidente do comité olímpico ucraniano Sergueï Bubka disse que respeita absolutamente o direito de cada um tomar as suas próprias decisões", afirmou Mark Adams.

A Ucrânia enviou uma delegação de 43 atletas para os Jogos Olímpicos de Sotchi, na Rússia.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.