Circulação automóvel na Ribeira do Porto com várias alterações a partir desta terça-feira

| Norte
Porto Canal com Lusa

A circulação automóvel na Ribeira do Porto vai a partir desta terça-feira ter várias alterações, com inversões de sentido e criação de sentidos únicos, abrangendo as ruas do Infante, São João, Belmonte, Ferreira Borges e largo de São Domingos.

Atualizado 17-04-2019 14:11

Entre as mudanças divulgadas na sexta-feira pela Câmara do Porto está o acesso ao túnel da Ribeira, em direção ao tabuleiro inferior da Ponte D. Luís, para quem desce a rua Mouzinho da Silveira, que até agora era proibido.

Quem circula em sentido contrário, vindo da ponte em direção à Ribeira, passa agora a poder virar à direita mal termina o túnel, subindo a rua de São João que “passa a ter sentido único ascendente”, permitindo o “acesso ao troço superior da rua de Mouzinho da Silveira”.

Desta forma, explica a autarquia, evita-se a deslocação até à Praça do Infante “para quem queira dirigir-se às zonas da Sé, São Bento ou Aliados”.

As mudanças inserem-se num “plano em curso que visa introduzir melhorias na mobilidade do centro histórico, com repercussões positivas um pouco por toda a cidade”, justifica o município.

A Câmara explica ainda que “estas novas alterações da circulação vêm ao encontro das que estão a ser introduzidas desde há alguns meses na zona do centro histórico”.

O objetivo é alcançar “uma dispersão maior da pressão exercida pelo trânsito automóvel naquela zona e em todo o centro da cidade”, acrescenta a autarquia.

É neste contexto que a rua de Belmonte, que liga o largo de São Domingos ao de São João Novo, “passará em breve a ter um sentido único ascendente”.

A autarquia defende que tal “permitirá resolver os constantes problemas de circulação nesta artéria, claramente exígua para suportar uma configuração de dois sentidos de trânsito”.

“Conjugada com esta modificação estará a inversão de sentido da rua Ferreira Borges, que também passa a ser ascendente”, acrescentou o município.

A mudança permite criar “um corredor de ligação entre a cota baixa e alta da cidade alternativo à rua de Mouzinho da Silveira”.

É ainda intenção da Câmara criar “um eixo pedonal da rua das Flores até à Ribeira”, que vai levar à “pedonalização da zona de circulação automóvel no Largo de São Domingos” e a um “reforço dos atravessamentos da rua do Infante D. Henrique”.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.