Telhado de amianto de escola em Vieira do Minho cedeu e direção fecha bloco

| Norte
Porto Canal com Lusa

Um bloco da Escola Secundária de Vieira do Minho, no distrito de Braga, foi encerrado preventivamente, depois de o vento ter levantado parte da cobertura, que é de amianto, disse esta sexta-feira um membro da direção.

Atualizado 13-04-2019 11:41

Em declarações à Lusa, Jorge Pereira acrescentou que, de momento, aquele bloco está “isolado e completamente impraticável”, tendo já sido contactada a direção regional de Educação do Norte para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias para resolver o problema.

“Estamos a falar de amianto e é preciso perceber qual é a verdadeira situação da cobertura, qual é a extensão dos danos e qual o perigo que deles pode resultar para a saúde”, referiu.

Disse ainda que o buraco aberto na cobertura propiciou a “inundação” do bloco, na sequência da chuva que caiu nos últimos dias.

Aquele bloco acolhe a biblioteca, salas multimédia e salas de aula de um curso profissional, servindo também de acesso à cantina e casas de banho dos alunos.

A chuva estragou cerca de uma dezena de computadores.

“Esperamos que até ao início do terceiro período letivo o problema esteja resolvido, porque nestas condições o bloco não está em condições de funcionar”, sublinhou Jorge Pereira.

O delegado de Saúde já esteve no local e, segundo aquele membro da direção da escola, alertou para a necessidade de uma intervenção “urgente”, face à “perigosidade” do amianto.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Vieira do Minho, António Cardoso, disse que o Serviço Municipal da Proteção Civil vai elaborar um relatório sobre a situação que fará chegar à escola.

A Câmara de Vieira do Minho e o Ministério da Educação assinaram em 2016 um acordo para a requalificação naquela escola, mas as obras ainda não arrancaram.

Dos três concursos abertos, dois ficaram vazios, enquanto o vencedor do outro não reuniu as condições necessárias para assumir a obra.

A Câmara já aprovou, entretanto, o lançamento de um quarto concurso, mas o procedimento ainda não foi concretizado.

+ notícias: Norte

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.

Falhas de energia em Vila Real e Bragança devido ao mau tempo

O mau tempo, com chuva e vento muito forte, provocou esta quarta-feira avarias em linhas de média e baixa tensão nos distritos de Vila Real e Bragança, disse fonte da empresa E-REDES.

Trabalhos de manutenção condicionam Túnel do Marão

A Infraestruturas de Portugal (IP) disse esta quarta-feira, em comunicado, que devido aos trabalhos de manutenção do sistema de drenagem será necessário proceder à supressão da via direita e esquerda alternadamente entre a entrada da galeria rodoviária norte e a galeria de emergência 5.