Homem condenado em Penafiel a 11 anos de prisão por abuso sexual da neta

Homem condenado em Penafiel a 11 anos de prisão por abuso sexual da neta
| Norte
Porto Canal com Lusa

O tribunal de Penafiel condenou hoje a 11 anos de prisão um homem de 70 anos por abusar sexualmente, "pelo menos" 11 vezes, da neta, de 12 anos.

Segundo o coletivo, ficaram provados, em audiência, com base no testemunho "credível" da vítima e da sua mãe, os factos que determinaram a condenação.

Além da condenação por 10 crimes de abuso sexual de crianças de forma agravada, e um crime de abuso sexual de criança, o homem ficou também obrigado, por decisão do coletivo, a indemnizar a menor, no valor de 12 mil euros.

O arguido António Barbosa vinha acusado de 21 crimes de abuso sexual de crianças, 11 dos quais de forma agravada, mas foi absolvido de 10.

O coletivo disse ter ficado convencido da veracidade dos factos relatados pela vítima em audiência, que foram, segundo o tribunal, confirmados pelo relatório médico e por prova testemunhal.

Os factos que conduziram à condenação ocorreram em Meinedo, Lousada (Porto), na casa do arguido, entre o verão de 2014 e outubro de 2015.

Nesse período, o homem manteve, "de forma livre, deliberada e consciente", relações sexuais com a menor, com penetração vaginal e ejaculação, sempre contra a vontade da vítima, valendo-se da sua ascendência física e familiar.

A menor só denunciou os factos em junho de 2016, primeiro ao namorado e depois à mãe.

De acordo com os serviços psicológicos que seguem a menor, a jovem ainda hoje apresenta sintomas de pânico, insónia e ansiedade.

O arguido não prestou declarações durante a audiência de julgamento.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.