Hospital de Braga consegue acreditação global e certificação de qualidade

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 12 jun (Lusa) - O Hospital de Braga conseguiu a renovação da acreditação global e, pela primeira vez na sua história, a certificação ISO 9001:2008 dos serviços de Anatomia Patológica, Patologia Clínica, Imagiologia, Imunohemoterapia, Farmácia e Esterilização, foi hoje anunciado.

Segundo um comunicado do Hospital de Braga, a entidade acreditadora - Caspe Healthcare Knowledge System (CHKS) -- atestou que foram superados "com sucesso" os critérios do Manual da Qualidade e confirmou o cumprimento dos requisitos de certificação ISO de todos os serviços de apoio, nomeadamente, Transporte de Utentes, Limpeza, Alimentação, Lavandaria e Tratamento de Roupa, Segurança, Gestão de Resíduos e Controlo de Infestações.

"A acreditação global e a certificação ISO são a garantia de que o Hospital de Braga prossegue uma cultura de qualidade e segurança do doente, de forma a assumir-se como um hospital de referência para todo o Serviço Nacional de Saúde", garantiu João Ferreira, presidente da Comissão Executiva daquela unidade.

Durante o processo de acreditação e certificação, foram elaborados pelo Hospital de Braga cerca de 1500 procedimentos e cumpridos mais de 9000 critérios de boas práticas internacionais, "que garantem a segurança e qualidade dos cuidados prestados".

O comunicado acrescenta que o Sistema da Gestão da Qualidade, desenvolvido no âmbito do processo de Acreditação e Certificação, permitiu implementar no Hospital de Braga uma metodologia de trabalho que se dedica à definição, controlo, monitorização e melhoria dos processos da organização.

"Centrado na eficiência da organização,através do estabelecimento de mecanismos de autocontrolo, de análise e tratamento de indicadores de qualidade clínica e segurança do doente, este processo promove a melhoria contínua, com especial enfoque na satisfação do utente e do colaborador", lê-se ainda no comunicado.

Após a obtenção da Acreditação Global, Certificação da Qualidade e Certificação Ambiental, o Hospital de Braga "reitera o compromisso para com a qualidade e segurança dos serviços prestados aos seus utentes".

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.