Ministro Vitor Gaspar "nada fragilizado" após protestos

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 mai (Lusa) - O ministro das Finanças, Vitor Gaspar, disse hoje não estar "nada fragilizado", na sequência dos protestos que o interromperam esta tarde quando se preparava para apresentar um livro, em Lisboa.

"Os protestos são normais em democracia. Não me sinto nada fragilizado", afirmou Vitor Gaspar aos jornalistas no final da apresentação da obra "Desta vez é Diferente: Oito séculos de Loucura Financeira", de Carmen Reinhart e Kenneth Rogoff, polémico estudo sobre o impacto da dívida pública no crescimento económico.

O ministro das Finanças foi esta tarde interrompido por cerca de duas dezenas de pessoas, gritando "demissão!", e impedindo-o de falar na apresentação do livro, cujo título se centra na análise de "diversos episódios de vários tipos de crises financeiras" ao longo dos séculos.

O protesto foi entretanto reivindicado pelo movimento "Que Se Lixe a Troika".

Em comunicado enviado às redações, o movimento refere que "esteve presente hoje na apresentação do livro em Lisboa para dizer a Vítor Gaspar e à sua inspiração ideológica (alegadamente fraudulenta) que a austeridade é a loucura financeira, e que aplicar a austeridade é acreditar na loucura e promovê-la, forçar as pessoas à miséria, ao desespero, à pobreza".

Acusam o ministro de ser "o representante nacional máximo da Loucura Financeira", acrescentando que Vitor Gaspar "não tem qualquer legitimidade para estar frente a um Ministério".

Entende o movimento que "a demissão deste governo é o único ato de sanidade que está neste momento em cima da mesa".

SMS(PPF) // PDF

Lisa/Fim

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".