Info

Desempregados inscritos diminuem 15,3% em fevereiro para 342,7 mil

Desempregados inscritos diminuem 15,3% em fevereiro para 342,7 mil
| Economia
Porto Canal com Lusa

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego foi em fevereiro de 342.702, uma descida homóloga de 15,3% e uma quebra de 2,3% face a janeiro, divulgou hoje o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

De acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em fevereiro havia menos 61.902 pessoas sem trabalho do que no mesmo mês de 2018 e, para esta decida homóloga contribuíram todos os grupos de desempregados, sobretudo os adultos com mais de 25 anos, os que se encontravam inscritos há mais de um ano nos centros de emprego, os que procuravam um novo emprego e os menos qualificados - com habilitações escolares equivalentes ao 1.º ciclo básico.

Entre os desempregados inscritos com menos de 25 anos, o IEFP registou em fevereiro 36.585 casos, o que corresponde a menos 8.461 do que o número contabilizado em fevereiro de 2018.

Relativamente aos desempregados de longa duração (que têm esta classificação por estarem sem trabalho há pelo menos 12 meses), a queda homóloga foi de 22,9% havendo agora 146.551 pessoas nesta situação.

A descida do desemprego foi transversal a todas as regiões do país, mas revelou-se mais acentuada no Norte (em que a quebra homóloga foi de 17,4%), Lisboa e Vale do Tejo (-16,6%) e Alentejo (-16,0%). O Algarve foi a região em que o desemprego menos caiu, tendo recuado cerca de 4%.

Os dados de fevereiro marcam uma inversão na tendência de subida mensal que estava a registar-se desde outubro do ano passado e que fez com que no primeiro mês deste ano o número de desempregados inscritos tivesse subido para os 359.772, sendo este o valor mais elevado desde maio de 2018.

A descida observada em fevereiro anula cerca de dois terços do acréscimo observado um mês antes.

+ notícias: Economia

Economistas destacam otimismo do Governo para 2019 e pouca ambição na reforma do Estado

Economistas sondados pela Lusa consideram otimista a estimativa do Governo para o crescimento económico e défice em 2019, e referem que o Programa de Estabilidade (PE) "é pouco ambicioso" ao nível da reforma do Estado.

Douro verifica "invasão positiva" de turistas nesta Páscoa

O Douro verifica uma “invasão positiva” de visitantes nesta época da Páscoa, maioritariamente nacionais, espanhóis ou brasileiros, registando uma taxa de ocupação hoteleira a rondar os 80%, segundo o Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Acabou-se a dor de cabeça. Greve dos motoristas de matérias perigosas termina

A greve dos motoristas de matérias perigosas terminou esta quinta-feira de manhã, depois de o sindicato e a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) terem chegado a acordo, disse à Lusa fonte do Governo.

Atualizado 19-04-2019 12:15

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.