Confap duvida que recusa do governo em adiar data de exames "venha resolver tudo"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jun (Lusa) -- O presidente da Confederação das Associações de Pais (Confap) afirmou hoje duvidar que a recusa do ministro da Educação em adiar os exames marcados para dia 17 "venha resolver tudo", considerando que seria a data ideal, caso houvesse "garantias".

"Há aqui uma situação de desigualdade entre os jovens que não é justa. Esta medida, nesta fase de impasse, duvido que venha resolver tudo", afirmou hoje Jorge Ascensão, em declarações à Lusa, a propósito da recusa de Nuno Crato em adiar os exames marcados para dia 17 de junho, numa altura em que decorre uma greve de professores.

Para o presidente da Confap, trata-se de uma "situação inquinada, porque alguns vão fazer o exame no dia 17 e outros não".

Na terça-feira, o ministro da Educação e Ciência anunciou o recurso da decisão do colégio arbitral de não decretar serviços mínimos na greve dos professores a 17 de junho, recusando adiar os exames marcados para esse dia.

"Mesmo após a decisão do Ministério da Educação, que idealmente seria o mais desejável (todos fazerem no dia 17), o que é certo é que ficamos dependentes do sentido de dever do docente, uns vão comparecer nos exames e outros não. Temos jovens que vão fazer exames, temos outros que não vão fazer e impreterivelmente para alguns a data terá que ser mudada", disse Jorge Ascensão.

Nesse sentido, a Confap desejaria que "a data pudesse manter-se no dia 17, com garantias". "Mas não há garantias, e isso deixa-nos de alguma forma perplexos", afirmou.

Jorge Ascensão acrescentou ainda que "não se entende que este braço de ferro se mantenha e que não se tenha encontrado uma solução equitativa para todos".

"Há aqui um impasse que não se percebe. O ministro diz ontem [terça-feira] que as exigências iniciais tinham sido satisfeitas, o sindicato diz que não acredita, há aqui uma questão de compromisso e de confiança que não existe. Quem acaba por pagar toda esta fatura são os jovens, no imediato, e havemos de ser nós pais, que continuaremos na situação em que estamos durante muitos anos", referiu.

O colégio arbitral nomeado para decidir sobre a determinação de serviços mínimos na greve dos professores do dia 17 de Junho decidiu na terça-feira que não há lugar à sua decretação, avançou a Federação Nacional de Educação (FNE).

Formado por três pessoas, o colégio arbitral considerou que a greve de professores marcada para o dia 17, pese embora coincidente com o 1º dia de exames finais nacionais do ensino secundário, "não afeta de modo grave e irremediável o direito ao ensino na sua vertente de realização dos exames finais nacionais, não se estando por isso perante a violação de uma necessidade social impreterível".

Os professores estão em greve ao serviço de avaliações desde 07 de junho e até dia 21 e param por completo a 17 de junho, que coincide com o primeiro dia de exames nacionais do ensino secundário.

Em causa está o objetivo do Governo de alterar as regras laborais na função pública, nomeadamente com a criação de um sistema de mobilidade especial e alargando o horário de trabalho.

JRS (JF/IMA) // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.