Trabalhadores da Lusa solidários com funcionários de TV e rádio públicas gregas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jun (Lusa) -- A Comissão de Trabalhadores (CT) da Agência Lusa manifestou esta noite "total solidariedade" aos funcionários da televisão e rádio pública gregas cujo serviço foi encerrado levando ao despedimento de 2.700 pessoas.

A CT recorda que na segunda-feira os elementos da troika regressaram à Grécia para mais uma ronda de avaliação das políticas gregas face à ajuda internacional e que entre as reformas exigidas pelos organismos internacionais está a "redução drástica" do número de funcionários públicos, " 2.000 até ao fim deste mês, e a fusão ou encerramento de organismos públicos".

"A Comissão de Trabalhadores da Lusa lamenta que a austeridade seja aplicada desta forma contra organismos vitais para a democracia de qualquer país, como é o caso da estação de televisão do Estado grego, pois a manutenção do serviço público de notícias garante não só a pluralidade e a difusão dos acontecimentos de interesse coletivo, mas também o acompanhamento do quotidiano das populações nas mais variadas geografias, salvaguardando desta forma o direito da sociedade em estar informada".

As cadeias da ERT deixaram de emitir terça-feira às 23:00 (21:00 de Lisboa) e os écrans ficaram negros, com o emissor principal, situado numa montanha perto de Atenas, a ser desativado pela polícia, segundo fonte sindical.

JCS (RN/MDR) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).