Durão Barroso "desapontado" com a falta de crescimento na UE

Porto Canal
O presidente da Comissão Europeia afirmou hoje, em Bruxelas, estar "desapontado" com a falta de crescimento económico na União Europeia (UE) e apelou aos Estados-membros "mais vulneráveis" para que continuem a concretizar reformas."Ficamos sempre desapontados quando os resultados económicos" são abaixo das nossas expectativas, afirmou José Manuel Durão Barroso durante uma conferência de imprensa conjunta com o Presidente francês, quando lhe foi perguntado se estava desapontado com os dados económicos divulgados hoje pelo Eurostat.
De acordo com o gabinete de estatística da União Europeia, a economia da zona euro voltou a encolher no primeiro trimestre deste ano, prolongando a recessão, com o Produto Interno Bruto (PIB) a cair 0,2% em relação aos três meses anteriores, e a recuar 1% em comparação com o período homólogo.
Já no conjunto dos 27 Estados-membros, o PIB recuou 0,1% em termos de variação em cadeia e 0,7% em termos homólogos.
Ainda na resposta à questão, Durão Barroso afirmou que estão a ser feitos progressos em termos de consolidação orçamental, ao contrário do que acontece relativamente ao emprego.
"Onde não estamos a fazer progressos é no emprego e no crescimento e aí estamos desapontados", disse.
O presidente do executivo comunitário defendeu ainda que os países "mais vulneráveis" e que "estão sob uma grande pressão dos mercados devem prosseguir os seus esforços de correção dos desequilíbrios das finanças públicas.
Nas suas últimas previsões económicas, divulgadas a 03 de maio, a Comissão Europeia projeta, para este ano, contrações de 0,4% na zona euro e de 0,1% na UE.