Durão Barroso "desapontado" com a falta de crescimento na UE

Durão Barroso "desapontado" com a falta de crescimento na UE
| Política
Porto Canal

O presidente da Comissão Europeia afirmou hoje, em Bruxelas, estar "desapontado" com a falta de crescimento económico na União Europeia (UE) e apelou aos Estados-membros "mais vulneráveis" para que continuem a concretizar reformas."Ficamos sempre desapontados quando os resultados económicos" são abaixo das nossas expectativas, afirmou José Manuel Durão Barroso durante uma conferência de imprensa conjunta com o Presidente francês, quando lhe foi perguntado se estava desapontado com os dados económicos divulgados hoje pelo Eurostat.

De acordo com o gabinete de estatística da União Europeia, a economia da zona euro voltou a encolher no primeiro trimestre deste ano, prolongando a recessão, com o Produto Interno Bruto (PIB) a cair 0,2% em relação aos três meses anteriores, e a recuar 1% em comparação com o período homólogo.

Já no conjunto dos 27 Estados-membros, o PIB recuou 0,1% em termos de variação em cadeia e 0,7% em termos homólogos.

Ainda na resposta à questão, Durão Barroso afirmou que estão a ser feitos progressos em termos de consolidação orçamental, ao contrário do que acontece relativamente ao emprego.

"Onde não estamos a fazer progressos é no emprego e no crescimento e aí estamos desapontados", disse.

O presidente do executivo comunitário defendeu ainda que os países "mais vulneráveis" e que "estão sob uma grande pressão dos mercados devem prosseguir os seus esforços de correção dos desequilíbrios das finanças públicas.

Nas suas últimas previsões económicas, divulgadas a 03 de maio, a Comissão Europeia projeta, para este ano, contrações de 0,4% na zona euro e de 0,1% na UE.

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.