Quase todo o país com risco "muito alto" de exposição à radiação UV

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 jun (Lusa) -- Quase todo o território português apresenta hoje risco "muito alto" de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco "muito alto" estão as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Vila Real e Ponta Delgada, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo.

Com o nível "muito alto", o IPMA, na sua página na Internet, aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o "baixo" e o "extremo".

O IPMA prevê para hoje no norte e centro do país céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se muito nublado no litoral com ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco e vento em geral fraco predominando de sudoeste, soprando temporariamente moderado até meio da tarde no litoral e nas terras altas.

A previsão aponta também para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior.

No sul, prevê-se céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade por nuvens baixas até ao início da manhã, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste da costa sul do Algarve, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena subida da temperatura máxima, sendo mais significativa nas regiões do interior.

Na Madeira, prevê-se céu muito nublado e vento fraco enquanto nos Açores a previsão aponta para períodos de chuva e vento moderado a forte.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 22 graus Celsius, no Porto 18, Faro 24, Funchal 23 e Ponta Delgada, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 21.

DD // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".