Função pública: Hospitais com serviços mínimos e escolas fechadas na região Centro

| Política
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 26 out (Lusa) -- A Saúde e a Educação foram hoje os setores mais afetados pela greve da função pública na região Centro, com a maioria dos hospitais a cumprirem apenas os serviços mínimos e centenas de escolas encerradas, disse fonte sindical.

O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro, José Dias, explicou à agência Lusa que "em grande parte dos hospitais" dos distritos de Coimbra, Aveiro, Guarda, Leiria e Viseu "funcionam apenas os serviços mínimos".

Os serviços mínimos foram garantidos nos centros hospitalares Entre Douro e Vouga, Baixo Vouga e Tondela/Viseu, na Unidade Saúde Local da Guarda, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, no Instituto Português de Oncologia, no Rovisco Pais, na Figueira da Foz e em Leiria.

"Os blocos operatórios das cirurgias programadas não funcionam e as consultas externas não funcionam na grande parte deles", disse José Dias, acrescentando que as consultas externas são residuais.

Segundo o dirigente sindical, há também muitos centros de saúde encerrados em todos os distritos, como, por exemplo, o da Avenida Fernão de Magalhães e o Norton de Matos, na cidade de Coimbra.

José Dias referiu que a greve registou também uma grande adesão ao nível das escolas, sendo que, na quase totalidade dos concelhos dos cinco distritos, encerraram centenas dos vários níveis de ensino.

"Das muitas cantinas da Universidade de Coimbra, não funciona nenhuma, estão todas encerradas, e as faculdades funcionam a meio gás", acrescentou.

Além da Saúde e da Educação, "muitos outros serviços encerraram pelos distritos fora", afirmou o coordenador do sindicato, exemplificando com as Finanças, os Registos e Notariado, os serviços públicos de Lojas do Cidadão e alguns núcleos e secções de Segurança Social.

"Não se trata apenas da adesão de setores tradicionais, como a saúde e a educação, mas também de todos os outros ligados à agricultura, como guardas florestais, vigilantes da natureza e inspetores, que não são muito falados, mas a sua adesão desta vez teve muita importância", frisou.

Para o sindicato, esta greve está a ser um sucesso em todos os distritos da região Centro, demonstrando uma posição de força ao Governo, "que tem por obrigação respeitar as justas reivindicações e repor direitos que já tardam".

Inicialmente, a greve foi convocada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública (ligada à CGTP) para pressionar o Governo a incluir no Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) a verba necessária para aumentar os trabalhadores da função pública, cujos salários estão congelados desde 2009.

Contudo, após a última ronda negocial no Ministério das Finanças, em meados de outubro, a Federação de Sindicatos da Administração Pública e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, ambos filiados na UGT, anunciaram que também iriam emitir pré-avisos de greve para o mesmo dia, tendo em conta a falta de propostas do Governo liderado pelo socialista António Costa.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.