Milhares de pessoas participam na manifestação em Lisboa no "Dia de Luta" da CGTP-IN

Milhares de pessoas participam na manifestação em Lisboa no "Dia de Luta" da CGTP-IN
| País
Porto Canal

Milhares de manifestantes, que vão participar na ação de luta da CGTP-IN, em Lisboa, estão concentrados no Cais do Sodré antes do desfile de protesto que vai terminar na Praça dos Restauradores.

À Praça Duque da Terceira, no Cais do Sodré, continuam ainda a chegar manifestantes que se juntam ao "dia de luta" da CGTP-IN, sendo que muitos trazem estandartes da intersindical e de vários sindicatos, havendo também bandeiras do Partido Comunista Português, do Bloco de Esquerda e do Movimento Ação Socialista, além de cartazes de organizações como a Associação de Combate à Precariedade e de símbolos nacionais.

"Estou aqui porque quero derrubar esta gente do governo", disse à Lusa um manifestante que empunhava uma enorme bandeira nacional no meio da praça.

"Um ladrão terá sempre lugar na governação", lê-se num cartaz nas mãos de um jovem frente à rua do Alecrim, junto a outro manifestante que transporta um pano onde se lê: "Esta sopa dos pobres cheira mesmo muito mal". Ao lado, um homem leva vestido um disfarce de esqueleto simbolizando a "fome".

O trânsito entre o Cais do Sodré e o Chiado, e depois no restante percurso, está condicionado e no local da concentração encontram-se agentes da PSP que controlam o movimento de automóveis junto ao rio Tejo.

A CGTP-IN promove hoje manifestações em todos os distritos do país em protesto contra o agravamento da austeridade e o empobrecimento da população e para exigir novas políticas económicas e sociais.

De acordo com a CGTP-IN, o "Dia Nacional de Luta Contra a Exploração e o Empobrecimento" tem como objetivo a defesa do emprego, o aumento dos salários, os direitos sociais e a contratação coletiva, a melhoria das condições de trabalho, as Funções Sociais do Estado e os serviços públicos.

A demissão do Governo, a convocação de eleições antecipadas, o cumprimento da Constituição da República e a Defesa do Regime Democrático são outras das reivindicações na base do protesto de hoje.

Em Lisboa, a intervenção de encerramento será proferida pelo secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos.

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.