Praxes: Ninguém quer ser a ovelha negra – sociólogo

| Norte
Porto Canal

 

Os estudantes de 1.º ano deparam-se com uma "situação de inevitabilidade" quando são praxados, defendeu também o sociólogo e professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Numa sociedade com uma presença "cada vez mais forte do individualismo", os alunos "deixam-se alienar e entregar a situações de uma excitação descontrolada e de comportamentos irracionais", frisou.

Para o sociólogo, muitos dos estudantes "não têm sequer preparação" para rejeitar participar "em cenas, por vezes, doentias e escabrosas".

Elísio Estanque considerou que, depois, o estudante é capaz de "curtir e de se divertir" na praxe.

Elísio Estanque e o historiador Rui Bebiano realizaram um questionário, em 2006, a uma amostra significativa da comunidade estudantil de Coimbra, presente no livro "Do activismo à indiferença: Movimentos estudantis em Coimbra", em que, apesar de apenas 3,4% quererem a praxe extinta, 51,5% dos alunos achavam que a praxe devia ser revista e 67,3% concordavam que a praxe deveria reprovar qualquer violência psicológica ou física.

Contudo, os mesmos que acham que a praxe devia ser revista "são aqueles que participam", salientou o sociólogo, havendo uma "psicologia de massas" que influencia uma cultura "de esvaziamento crítico, embrutecimento, docilização e apatia política".

"Não é saudável nem democrático", referiu, comentando que em vez de uma "lógica cívica", na praxe, é evidenciada uma "lógica oportunista que leva ao caciquismo, a atividades ligadas às jotas [juventudes partidárias], ao seguidismo e ao carreirismo".

Esta lógica, de acordo com o professor da Faculdade de Economia, reforça o crescimento de uma "política populista e tecnocrata".

"Alimenta-se o respeito pela ordem e pela hierarquia e não pela irreverência e pelo questionamento, o que é preocupante", alertou.

+ notícias: Norte

Encontrado corpo de pescador desaparecido no rio Douro em Bragança

O cadáver de um pescador de 54 anos foi recuperado esta terça-feira ao início da noite, pois ter sido dado como desaparecido nas margens do Douro Internacional, em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, disse à Lusa fonte da GNR.

Homem de 68 anos atropelado por um trator em Mirandela

Um homem de 68 anos foi atropelado por um trator, na manhã desta quarta-feira, na freguesia de Alvites no concelho de Mirandela, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Trás-os-Montes.