Paulo Fonseca assinou por duas épocas

| FC Porto
Porto Canal

"Aqui, o compromisso com a vitória é permanente. Nesta casa respira-se um ar contagiante da vitória, aqui, ou vencemos ou vencemos. Estou preparadíssimo para encarnar este espírito. Estou motivadíssimo para conseguir dar continuidade à senda de grandes vitórias do FC Porto", afirmou Paulo Fonseca, em declarações ao Porto Canal.

Depois de ter conduzido o Paços de Ferreira ao terceiro lugar da I Liga, o treinador de 40 anos, natural de Nampula, sucede a Vítor Pereira, vencedor dos dois últimos títulos de campeão do FC Porto, que assinou contrato por dois anos com o Al-Ahli, da Arábia Saudita.

Paulo Fonseca disse ser um "enorme orgulho, uma sensação maravilhosa poder representar o FC Porto", revelando que a situação vivida nos últimos dias "foi fácil de gerir", apesar de "alguma ansiedade", e prometeu apresentar uma equipa dominadora.

"Acima de tudo, sou treinador ambicioso e isso tem sido revelado nas minhas equipas. Gosto de ter equilíbrio nas minhas equipas. É fundamental que possamos gerir os jogos com bola. É uma marca das minhas equipas. Temos de ser equipa dominadora, sempre instalada no meio campo adversário e no FC Porto isso tem de ser uma realidade. Temos de ser uma equipa altamente pressionante e, para isso acontecer, temos de ser equipa solidária, unida, que é uma das marcas do FC Porto a que quero dar continuidade", afirmou o técnico.

Sobre o facto de a sua capacidade para gerir planteis ter sido elogiada pelos seus jogadores no Paços de Ferreira, Paulo Fonseca disse que "essa é a maior recompensa para um treinador", acrescentando que esta é "uma profissão de relações intensas, e gerir as emoções não é fácil", algo que considera "fundamental para o sucesso da equipa".

Paulo Fonseca, antigo defesa central que chegou a estar vinculado ao FC Porto em 1995, mas que acabou por ser emprestado ao Leça, mostrou-se mais confiante nas suas capacidades como técnico: "Acredito muito mais no Paulo Fonseca como treinador do que como jogador. Ao Paulo Fonseca jogador faltava alguma coisa para poder representar o FC Porto. Agora, parece-me o momento ideal para chegar aqui", sublinhou.

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, defendeu que esta "não é uma aposta arriscada" mas sim "consciente", considerando que, apesar da sua pouca experiência, o treinador tem "competências" e "é uma pessoa madura".

"Embora tenha carreira curta, não conheço nenhum treinador que tenha conseguido levar o Paços de Ferreira, uma equipa que começa campeonato na expetativa de não descer, à Europa à frente dos 'sportings', o de Braga e o de Lisboa. Não vejo onde pode estar o risco, quando tem uma carreira, embora curta, com mais êxitos do que anteriores treinadores que vieram a ter muito sucesso no FC Porto", afirmou o líder dos "dragões".

Pinto da Costa afirmou que escolheu Paulo Fonseca por ser "admirador das qualidades e sobretudo da forma como jogam as suas equipas, disciplinas ambiciosas, com bom jogo e que faziam do resultado um fator importante".

"Entendemos na administração que tinha todos os requisitos para continuar estes anos de sucesso. Naturalmente, espero que venha a ter mais", acrescentou Pinto da Costa, realçando que não se tem dado mal com treinadores lusos, lembrando que "as vitórias internacionais, europeias, foram alcançadas com portugueses", designadamente com Artur Jorge (Taça dos Campeões em 1997), José Mourinho (Taça UEFA em 2003 e Liga dois Campeões em 2004) e André Villas-Boas (Liga Europa em 2011).

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.