Privados estão a seguir caminho do Governo no corte de pensões -- Arménio Carlos

| Política
Porto Canal / Agências

Figueira da Foz, 29 jan (Lusa) - O secretário-geral da CGTP disse hoje que as empresas privadas estão a seguir o caminho do Governo no corte de pensões da administração pública, aludindo ao novo fundo de pensões da papeleira Soporcel, que os trabalhadores contestam.

"Afinal, não eram só os trabalhadores da administração pública que eram privilegiados, foram usados com privilegiados primeiro para cortar nas pensões da administração pública. E agora, como se vê, também já os privados querem cortar nos fundos de pensões dos trabalhadores do setor privado", disse Arménio Carlos aos jornalistas à margem de um plenário, na Figueira da Foz, dos trabalhadores do grupo Portucel Soporcel.

Para o líder da central sindical, a situação impõe um "alerta geral": "ao fim e ao cabo, estamos todos a ser vítimas de uma política que tem, necessariamente, de terminar".

Questionado sobre a situação do novo fundo de pensões da Portucel Soporcel, que os trabalhadores contestam, Arménio Carlos referiu que os resultados financeiros de 2013 do grupo empresarial que detém a papeleira, hoje divulgados, confirmam que a empresa "não tem razão nenhuma para estar a pressionar psicologicamente os trabalhadores que estão ao seu serviço com esta ideia de lhes retirar o [atual] fundo de pensões".

O grupo Portucel Soporcel anunciou hoje o aumento do volume de negócios em 1,9 % em 2013, face ao ano anterior, um resultado liquido de 210 milhões de euros e um volume de exportações que atingiu os 1.215 milhões de euros, com destino a 118 países.

"Esta empresa tem uma responsabilidade social, que também passa por manter compromissos que anteriormente foram assumidos. Só vem confirmar que a luta dos trabalhadores é justa e que se justifica que continue até que os trabalhadores vejam garantida a manutenção do fundo de pensões que, neste momento, a Soporcel está a tentar por em causa", afirmou Arménio Carlos.

Já sobre o facto de cerca de 300 funcionários da Soporcel se terem sindicalizado, a primeira vez desde que a empresa iniciou, há cerca de 30 anos, a laboração nas instalações de Lavos, Figueira da Foz, Arménio Carlos referiu que "nunca é tarde para começar".

"Está aqui o exemplo de que o sindicalismo de hoje continua a ser fundamental porque ele é indissociável do funcionamento da própria democracia", argumentou.

JLS // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.