Federação de canoagem vai candidatar Prado a Mundial2017 de maratonas

| Desporto
Porto Canal / Agências

Prado, Vila Verde, 09 jun (Lusa) - A Federação Portuguesa de Canoagem vai candidatar Prado, Vila Verde, a sede do campeonato do Mundo de maratonas em 2017, confirmou hoje à Lusa o presidente Mário Santos.

"Vamos candidatar este evento a Campeonato do Mundo em 2017 e equacionar mais candidaturas internacionais em kayak mar e na pista em Montemor-o-Velho. Temos excelentes condições e capacidade organizativa que nos permite sonhar em trazer para Portugal os melhores eventos da canoagem mundial", justificou.

Em declarações à Lusa, o dirigente lembrou que após os Europeus de maratonas, que hoje terminam no Rio Cávado, em Prado, Portugal organiza de sexta-feira a domingo os Europeus de pista em Montemor-o-Velho, com a presença dos vice-campeões olímpicos Fernando Pimenta e Emanuel Silva, entre outros.

A 13 e 14 de julho, a federação tem a responsabilidade de promover, entre Esposende e Vila do Conde, o I Campeonato do Mundo de kayak mar, "competição com forte expansão internacional" e que encontrou em águas lusas "um país com as condições ideais para a sua prática".

"Estes eventos resultam de uma série de parcerias, economicamente sustentáveis. É uma forma de trazer desportistas a Portugal, dar-lhes a conhecer o nosso país para que venham cá competir e estagiar", explicou o dirigente.

Mário Santos revelou ainda que, face aos "cortes no financiamento público", trazer provas internacionais para a égide da federação "é uma forma de Portugal poder participar com equipas maiores e dar oportunidade aos atletas para competir com os maiores do mundo, pois lá fora é impossível participar com equipas tão alargadas".

O presidente da federação recordou que apenas os Europeus de pista vão contar com apoio do Estado, pois os Europeus de maratonas e mundial de kayak mar são organizadores com parceiros como autarquias e patrocinadores.

RBA // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Basquetebol): Miguel Maria espera uma saída vitoriosa frente aos aveirenses

72 horas volvidas desde mais uma grande vitória europeia, a equipa de basquetebol do FC Porto retoma a luta pelo título nacional no Dragão Arena. A 19.ª jornada do Campeonato reserva uma receção ao Esgueira (sexta-feira, 20h00, FC Porto TV/Porto Canal) e Miguel Maria Cardoso espera “continuar a ganhar porque trabalhar sobre vitórias é muito mais fácil”.

FC Porto: De volta ao Olival com o foco no Sporting

Final da Taça da Liga joga-se sábado às 19h45 em Leiria.

Basquetebolista norte-americano do FC Porto novamente entre a elite da FIBA Europe Cup

Pela terceira vez nas últimas três rondas fora de portas, Max Landis está entre os melhores intérpretes da jornada da FIBA Europe Cup para a Federação Internacional de Basquetetebol.