Município de Vila Flor lança programa de prevenção do 'bullying' nas escolas

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Flor, Bragança, 27 jan (Lusa) -- O município de Vila Flor, no distrito de Bragança, iniciou hoje um programa de prevenção do 'bullying' para ajudar as crianças a lidar com o problema e identificar possíveis vítimas.

As sessões vão decorrer nas diversas escolas com alunos do primeiro ciclo do concelho até ao dia 14 de fevereiro e estão a cargo do gabinete de psicologia do município, no âmbito da Unidade Móvel de Saúde, que tem como parceiros a autarquia, Santa Casa da Misericórdia e Centro de Saúde.

O propósito da iniciativa é a prevenção de situações de violência física ou psicologia de alunos sobre colegas e sinalizar eventuais casos existentes nas escolas do concelho, como explicou à Lusa a psicóloga Carla Santos.

Esta profissional dirigiu hoje a primeira sessão na escola de Seixo de Manhoses, que consistiu, segundo contou, na apresentação de uma história que retrata uma situação de bullying e que foi depois recriada pelas crianças.

"Cada um recria uma personagem e, a seguir, identificam o sentimento de cada uma delas", explicou.

A iniciativa contempla ainda a afixação na sala de aula de frases alusivas à temática e uma ficha para os professores trabalharem, posteriormente, com as crianças e na qual "poderão contar possíveis situações delas ou de colegas".

O objetivo deste programa junto dos mais novos é "ajudar a criança a lidar com este problema" e contribuir para "desenvolver estratégias de cooperação e aceitação nos grupos de crianças de várias idades".

Ao longo de todas as sessões, "a equipa pretende trabalhar os sentimentos, as formas de responder a um bully (aquele que pratica a violência), assim como a melhor forma de ajudar alguém que seja vítima".

Carla Santos adiantou ainda que é intenção dos promotores alargar o projeto "mais tarde" a pais e professores com o apoio do Centro de saúde.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Cobra assusta moradores de casa em Esposende e acaba resgatada

Uma cobra de escada foi resgatada, na noite desta segunda-feira, do interior de uma habitação na freguesia de S.Bartolomeu do Mar, em Esposende. O alerta às autoridades foi dado pelos moradores. 

Homem de 41 anos detido por provocar incêndio em Carrazeda de Ansiães

A Guarda Nacional Republicana (GNR) constituiu arguido um homem de 41 anos em Marzagão, Carrazeda de Ansiães, por ter ateado um incêndio de forma negligente enquanto manuseava uma motorroçadora, informou esta terça-feira a autoridade.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.