Município de Vila Flor lança programa de prevenção do 'bullying' nas escolas

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Flor, Bragança, 27 jan (Lusa) -- O município de Vila Flor, no distrito de Bragança, iniciou hoje um programa de prevenção do 'bullying' para ajudar as crianças a lidar com o problema e identificar possíveis vítimas.

As sessões vão decorrer nas diversas escolas com alunos do primeiro ciclo do concelho até ao dia 14 de fevereiro e estão a cargo do gabinete de psicologia do município, no âmbito da Unidade Móvel de Saúde, que tem como parceiros a autarquia, Santa Casa da Misericórdia e Centro de Saúde.

O propósito da iniciativa é a prevenção de situações de violência física ou psicologia de alunos sobre colegas e sinalizar eventuais casos existentes nas escolas do concelho, como explicou à Lusa a psicóloga Carla Santos.

Esta profissional dirigiu hoje a primeira sessão na escola de Seixo de Manhoses, que consistiu, segundo contou, na apresentação de uma história que retrata uma situação de bullying e que foi depois recriada pelas crianças.

"Cada um recria uma personagem e, a seguir, identificam o sentimento de cada uma delas", explicou.

A iniciativa contempla ainda a afixação na sala de aula de frases alusivas à temática e uma ficha para os professores trabalharem, posteriormente, com as crianças e na qual "poderão contar possíveis situações delas ou de colegas".

O objetivo deste programa junto dos mais novos é "ajudar a criança a lidar com este problema" e contribuir para "desenvolver estratégias de cooperação e aceitação nos grupos de crianças de várias idades".

Ao longo de todas as sessões, "a equipa pretende trabalhar os sentimentos, as formas de responder a um bully (aquele que pratica a violência), assim como a melhor forma de ajudar alguém que seja vítima".

Carla Santos adiantou ainda que é intenção dos promotores alargar o projeto "mais tarde" a pais e professores com o apoio do Centro de saúde.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Leixões e bacia de rotação concluídos

A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) informou este sábado que o aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Leixões e bacia de rotação estão concluídos, mas admite que o prolongamento do quebra-mar exterior “está atrasado”.

Proteção costeira na Costa Nova, em Ílhavo, com 1,4 milhões de financiamento

O Governo vai financiar com 1,425 milhões de euros o reforço da proteção costeira na Costa Nova, em Ílhavo, informou este sábado o Ministério do Ambiente em comunicado.

Feira tem marchas com 350 pessoas que pagam “brio bairrista” com verbas da comunidade

Duas freguesias de Santa Maria da Feira promovem na próxima semana marchas populares sanjoaninas que, envolvendo um total na ordem das 350 pessoas dos 3 aos 81 anos, resultam de “brio bairrista” materializado com fundos e talentos da comunidade.