Exploração de urânio em Espanha com "consequências danosas" para Portugal - PEV

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 9 jun (Lusa) -- O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) teme que o licenciamento de um projeto de exploração de urânio na região de Salamanca tenha "consequências danosas" para Portugal, por ser uma atividade de "forte impacto ambiental e de elevado risco".

Numa questão dirigida ao Governo que foi entregue na Assembleia da República, o grupo parlamentar do PEV pergunta ao Ministério do Ambiente se tem conhecimento dos projetos de mineração de urânio a céu aberto em Espanha, na região de Salamanca, "a escassos quilómetros de Portugal".

Em comunicado hoje divulgado, "Os Verdes" dizem ter tido conhecimento de que está em processo de licenciamento um projeto de exploração de urânico na região de Salamanca (a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa), a pedido da empresa Berkeley Minera España, S.A.

"Ao que sabemos não foi elaborado estudo de impacto ambiental, que seria de esperar num empreendimento desta natureza para melhor conhecimento da extensão e dos efeitos dos impactos da atividade de extração mineira", alega o PEV.

Segundo o partido ecologista, há ainda um projeto de reabrir para exploração as minas de urânio de Retortillo-Santidad, "da mesma firma perto da fronteira portuguesa".

"Como é sabido, a extração e exploração mineira de urânio é uma atividade de elevado risco, dado o potencial radioativo deste minério. Uma atividade com forte impacto ambiental e consequências que perduram por demasiados anos", referem "Os Verdes".

No comunicado, alerta-se ainda para a facilidade com que as partículas do rádon são transportadas a longas distâncias, sendo passíveis de entrar sem dificuldade no sistema respiratório, no ecossistema e na cadeia alimentar.

"São fatores de elevado risco que não estacam em fronteiras", considera o PEV, que perguntou ao Governo português se deu algum parecer sobre os efeitos deste projeto de exploração de urânio em Espanha.

ARP // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).