Custo do trabalho em Portugal continua em queda até março, embora ligeira - INE

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 mai (Lusa) - O custo do trabalho em Portugal caiu 0,3% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2012, sendo que no trimestre anterior esta variação tinha sido de menos 8,1%, revela hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O organismo estatístico adianta no seu índice de custo do trabalho, que as despesas salariais diminuíram 1,3% em relação ao mesmo período do ano anterior e os outros custos aumentaram 3,3%.

Refira que, no índice em questão, as duas principais componentes são os custos salariais por hora efetivamente trabalhada e os outros custos não salariais, nomeadamente as contribuições dos trabalhadores para a Segurança Social, por hora efetivamente trabalhada.

Segundo o INE, o decréscimo de 0,3% no primeiro trimestre deste ano "surge na sequência de um período de desaceleração iniciado no final de 2009 e de decréscimos sucessivos observados em quase todos os trimestres subsequentes".

Aliás, o instituto refere que, nos últimos anos, "tem-se assistido a uma desaceleração dos custos do trabalho, a qual deu lugar a decréscimos desde o primeiro trimestre de 2011" e que, pelo contrário, o número de horas efetivamente trabalhadas apresentou "uma maior estabilidade no período temporal analisado".

Em termos de comparação com a União Europeia, o INE indica que o índice de custo do trabalho em Portugal "registou variações homólogas globalmente abaixo das observadas" para a média dos 27 países membros desde o primeiro trimestre de 2010, "caracterizando-se por decréscimos sucessivos desde o início de 2011".

AJG // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.