Portugal vence o Canadá para a Liga Mundial de voleibol

| Desporto
Porto Canal / Agências

Mississauga, Canadá, 09 jun (Lusa) - A seleção portuguesa de voleibol conquistou hoje a segunda vitória na presente edição da Liga Mundial ao derrotar o Canadá, por 3-1, em jogo referente ao Grupo C da fase intercontinental, disputado em Mississauga.

Portugal, que na véspera tinha perdido frente à mesma seleção do Canadá no primeiro dos dois encontros da jornada dupla, por 3-0, venceu pelos parciais de 25-19 (24 minutos), 20-25 (30), 25-18 (27) e 25-23 (30).

Apresentando a mesma formação, com Alexandre Ferreira, Nuno Pinheiro, João José, Rui Santos, Valdir Sequeira, André Lopes e João Coelho a libero, a seleção lusa foi superior nas várias ações de jogo, com destaque para o ataque, bloco e serviço.

O bloco do Canadá, que tinha sido um dos trunfos do jogo de véspera, foi praticamente inexistente no primeiro "set", em que Portugal, com uma exibição convincente, disparou no marcador com uma sequência de cinco pontos consecutivos (12-07).

Com três serviços diretos e dois pontos no bloco, contra apenas um dos canadianos, a seleção lusa conquistou uma vantagem de sete pontos, aos 19-12, que geriu e lhe permitiu "fechar" o parcial aos 25-19, em 24 minutos.

O Canadá melhorou substancialmente no segundo "set", em que a seleção lusa cometeu mais erros do que no primeiro, e atingiu o primeiro tempo técnico a vencer por 08-06, fruto da melhoria do bloco.

Portugal reagiu e anulou a vantagem do Canadá com um parcial de seis pontos consecutivos, dos 8-11 aos 14-11, num dos períodos de maior acerto da equipa lusa, que chegou ao segundo tempo técnico a vencer por 16-13.

Já depois de estar a vencer por quatro pontos (18-14), Portugal "bloqueou" e permitiu ao Canadá anular a diferença com um parcial de quatro pontos consecutivos (18-18) e voltar à discussão do triunfo no "set".

Rudy Verhoeff saiu do banco do Canadá para, principalmente nas ações de bloco e serviço, "empurrar" a sua equipa, que venceu o segundo parcial por 25-20, em 30 minutos, concretizando cinco pontos seguidos, perante os atordoados portugueses.

Para o terceiro "set", a seleção do Canadá manteve apenas dois jogadores da formação inicial, na tentativa de variar e diversificar jogo, mas foram os portugueses que voltaram a tomar o controlo.

Portugal, que voltou a melhorar no bloco e serviço, atingiu os tempos técnicos em vantagem (08-07 e 16-11) e manteve o Canadá a uma confortável distância média de cinco pontos, que lhe permitiu vencer o "set" aos 25-18, em 27 minutos.

Com o "capitão" João José imparável, os seus 16 pontos só seriam superados por Alexandre Ferreira (17), a seleção lusa entrou decidida a encerrar o jogo com a vitória no quarto parcial.

O equilíbrio rondou a parte inicial do "set", em que a primeira vez que uma equipa se distanciou dois pontos foi quando Portugal atingiu o primeiro tempo técnico a vencer por 08-06.

A seleção portuguesa abriu a vantagem para três pontos à passagem pelo segundo tempo técnico (16-13), com destaque para ações decisivas de Alexandre Ferreira e André Lopes, mas deixou-se apanhar pela reação dos canadianos que empataram aos 17-17.

Portugal voltou a tentar "descolar", conseguindo duas vezes, uma por Alexandre Ferreira e outra por João José, alcançar uma preciosa vantagem de dois pontos, que geriu até ao final do jogo, que terminou com o triunfo no quarto "set" por 25-23, em 30 minutos, com um erro da seleção do Canadá.

A seleção portuguesa soma até ao momento duas vitórias em quatro jogos disputados fora na fase intercontinental da Liga Mundial, frente à Finlândia, em Helsínquia, na primeira jornada, e ao Canadá, em Mississauga.

APS // PNE.

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.