ARS/Norte conta que normalidade nos centros de saúde seja reposta na próxima semana

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 08 jun (Lusa) -- Um responsável da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte disse hoje que durante a próxima semana os "constrangimentos" no funcionamento dos sistemas informáticos dos centros de saúde deverão ficar resolvidos.

De acordo com edição de hoje do Jornal de Notícias, os centros de saúde do Norte estão "bloqueados" devido a uma avaria no sistema informático que já dura há vários dias, estando a causar "o caos no funcionamento das unidades de saúde".

Contactado pela agência Lusa, o vogal do Conselho Diretivo da ARS/Norte, Ponciano Oliveira, explicou que na implementação de uma solução - contratada aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde - para centralizar as bases de dados dos centros de saúde surgiram "constrangimentos cuja origem não está ainda totalmente identificada".

De acordo com Ponciano Oliveira, foram "feitos um conjunto de testes nos centros de saúde que estavam mais limitados com sucesso e aqueles que se encontravam num estado mais crítico de condicionamento do desempenho já estavam a recuperar ao final do dia de sexta-feira para desempenhos normais".

"Nós projetamos que no decurso da próxima semana seja resposta a normalidade nos restantes", adiantou.

O responsável disse ainda à Lusa que para apurar as "causas em concreto" já foi solicitado "um relatório aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde".

"O certo é que a normalidade já está a ser reposta e nós temos equipas conjuntas a trabalhar 24 horas sobre 24 horas para debelar todas as limitações que o sistema apresentava", garantiu.

Ponciano Oliveira confirmou a existência de "alguns incómodos não só para os utentes como também para os profissionais porque o desempenho não estava nos níveis adequados".

"Mas é de facto a pensar no futuro e no robustecimento da infraestrutura tecnológica que nós demos este passo e é seguramente para termos 'a posteriori' um sistema que seja capaz a mais e melhores funcionalidades aos nível da sua utilização que nós levamos isto a cabo e estamos seguros que seremos compensados no futuro a curto prazo", concluiu.

JF // JMR

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).