Comissão Europeia apoia programa cautelar para Portugal - Olli Rehn

Comissão Europeia apoia programa cautelar para Portugal - Olli Rehn
| Política
Porto Canal

A Comissão Europeia está disponível para apoiar Portugal se o país optar por um programa cautelar após o fim do programa de resgate, disse o comissário dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, numa entrevista ao Wall Street Journal.

"Acredito que mais vale prevenir do que remediar e uma linha de crédito cautelar serve precisamente para isso", considerou o responsável europeu.

O acesso a uma linha de crédito cautelar é uma das possibilidades a que Portugal pode recorrer caso se agravem as condições de financiamento ou as receitas fiquem aquém do esperado no fim do programa de assistência financeira, previsto para meados de 2014.

O Mecanismo de Estabilidade Europeu distingue dois tipos de programas cautelares: a Linha de Crédito Cautelar Condicionada (PCCL), que pode ser pedida por qualquer país da zona euro cujas condições económicas sejam fundamentalmente sólidas, e a Linha de Crédito com Condições Reforçadas (ECCL), destinada a países que não cumpram todos os critérios de elegibilidade, ficando estes obrigados a adotar medidas corretivas para dirimir estas fraquezas.

Embora tenha sublinhado que a zona euro já não corre o risco de desagregação, Rehn disse que não há margem para abrandar o ritmo das reformas, nem nas maiores economias, como França e Itália, nem nos países resgatados.

O comissário europeu apelou ainda a uma intervenção do Banco Central Europeu (BCE) para atingir a meta dos 2% de inflação, alertando para os riscos de uma inflação demasiado baixa sobre a recuperação da zona euro.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.