Porto marca "arranque formal" do processo para nova ponte sobre o Douro

Porto marca "arranque formal" do processo para nova ponte sobre o Douro
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara do Porto analisa numa reunião de terça-feira um protocolo a assinar com a congénere de Vila Nova de Gaia que formaliza o início do processo da nova ponte sobre o rio Douro, informou fonte autárquica.

O protocolo constitui o "arranque formal do processo" da nova ponte e "desencadeará uma série de procedimentos, como a elaboração de estudos de impacte ambiental e de mobilidade mais aprofundados, elaboração de cadernos de encargos e programas de concursos ou pedidos de pareceres", adianta o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, na proposta a analisar na 18.ª reunião pública do atual mandato, a que a agência Lusa teve acesso.

Os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia anunciaram em 12 de abril a construção de uma ponte sobre o Douro, à cota baixa, que vai ligar Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia) e Campanhã (Porto), numa obra de 12 milhões de euros, inteiramente financiada pelas duas autarquias.

No documento a analisar na terça-feira pelo executivo do Porto assinala-se que os dois municípios avançam para a nova ponte porque "estão de acordo com a urgência de criar uma nova travessia rodoviária à cota baixa, que possa retirar trânsito automóvel dos dois centros históricos, desviando-o para zonas de expansão e diminuindo a pressão onde ela é mais evidente".

No caso do Porto, refere a proposta de Rui Moreira, a travessia "contribuirá para a estratégia de intervenção que está a ser implementada na sua zona oriental, baseada numa forte aposta na reabilitação urbana e em projetos urbanos estruturantes", como a reabilitação do Matadouro Municipal ou a construção do Terminal Intermodal de Campanhã.

A Câmara de Vila Nova de Gaia já analisou o protocolo no início de junho e o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, afirmou então que o processo está em "velocidade de cruzeiro", prevendo-se que "entre outubro e novembro esteja pronto o procedimento para lançar concurso para o projeto".

Em 17 de abril, a oposição na Câmara do Porto criticou Rui Moreira (independente) por ter apresentado o projeto para a nova ponte sobre o Douro sem dar conhecimento prévio ao executivo, questionando também que estudos sustentam a opção anunciada.

Na resposta, Rui Moreira pediu para ser exibido um filme de dois minutos referente a uma reunião da Assembleia Municipal, em dezembro, na qual o autarca anunciou a possibilidade de ser construída mais uma ponte entre as duas cidades, a montante da Ponte Luiz I.

A travessia terá 250 metros e ligação para trânsito rodoviário e transporte público, passagem pedonal e ciclovia, prevendo-se que esteja concluída no prazo de três a quatro anos.

Os dois municípios anunciaram que a ponte será batizada com o nome D. António Francisco dos Santos, em homenagem ao bispo do Porto que morreu em setembro do ano passado.

O nome escolhido suscitou a oposição da Associação Ateísta Portuguesa e da associação cívica República e Laicidade, que preferiam uma ponte como o nome do cineasta Manoel de Oliveira.

A reunião da Câmara do Porto de terça-feira vai ser marcada também pela prestação de contas consolidadas relativas ao ano económico de 2017 e pela primeira Revisão ao Orçamento, ao Plano Plurianual de Investimentos e ao Plano de Atividades Mais Relevantes do ano 2018.

Segundo o portal da autarquia, a revisão orçamental que será submetida ao executivo "faz crescer o investimento da Câmara do Porto, sobretudo na área da habitação, havendo mais verbas disponíveis paras obras nos bairros, mas também para aquisição de prédios na baixa por direito de preferência".

O orçamento, refere, passará a incluir o saldo transitado de 2017, "o que legalmente só agora pode acontecer", subindo de 257 milhões de euros para 281 milhões.

Também na reunião de terça-feira, a Câmara analisa uma proposta do vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, que cria condições para que a Associação de Inquilinos e Condóminos do Norte de Portugal (AICNP) preste consulta jurídica a moradores que "têm dificuldade em defender o seu direito à habitação", mesmo quando estão protegidos por lei.

+ notícias: Norte

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.