Pedrógão Grande: Fundo de Apoio aposta em projetos para valorizar e capacitar território

| Economia
Porto Canal com Lusa

Pedrógão Grande, Leiria, 16 jun (Lusa) - O Fundo de Apoio às Populações afetadas pelos incêndios de 2017, gerido pela Fundação Gulbenkian, aposta em projetos que reforcem as instituições locais, valorizem o potencial humano e procurem combater o isolamento na região.

Depois do apoio à reconstrução de habitações com 1,4 milhões de euros, a prioridade do Fundo de Apoio às Populações e à Revitalização das Áreas Afetadas pelos Incêndios procura agora trabalhar no bem-estar da população e no reforço da capacidade das organizações locais.

"É o que vai ficar depois de os fundos desaparecerem. Quem cá fica são estas organizações [locais] e queremos deixá-las mais capacitadas e mais fortes para ajudar" as comunidades, sublinhou a diretora do Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano, Luísa Valle, que falava hoje de manhã, na sede da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande.

Durante a manhã, foram apresentados vários projetos que procuram responder às questões apontadas por Luísa Valle.

No âmbito da resiliência do território em relação aos incêndios, foi apresentado um projeto da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal, para aliar a tecnologia ao combate aos fogos.

Nesse sentido, os alunos instalaram câmaras de videovigilância nas centrais das corporações de bombeiros locais, equiparam um carro dos bombeiros com câmaras e georreferenciação (além de um sistema de monitorização do nível da água e combustível) e ainda criaram um veículo de comando, a partir de uma roulotte, que pode funcionar como viatura de comando e comunicações no contexto de um incêndio.

O fundo apoia também com 254 mil euros a compra de equipamentos para instituições sem fins lucrativos da região e contribui com 974 mil euros para unidades de saúde das zonas afetadas pelos incêndios de 2017.

Nos projetos apoiados, ainda é possível registar um programa de rastreio à audição nas escolas, acompanhamento psicológico em stress pós-traumático nas escolas, projetos na área da cultura ou no combate ao isolamento.

Durante a manhã, foi também apresentado o projeto "Sorrisos de Porta em Porta", que procura levar cuidados de saúde oral à população da região afetada pelo incêndio de Pedrógão Grande, num trabalho da Associação Mundo a Sorrir, em parceria com alunos de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Prevê-se que a iniciativa chegue a mais de 1.300 idosos.

O fundo gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian conta com donativos da Caixa Geral de Depósitos, das celuloses Altri e Navigator e da companhia de aviação Easy Jet, entre outras instituições.

O incêndio que deflagrou há um ano em Pedrógão Grande (distrito de Leiria), em 17 de junho, e alastrou a concelhos vizinhos provocou 66 mortos e cerca de 250 feridos.

As chamas, extintas uma semana depois, destruíram meio milhar de casas, 261 das quais habitações permanentes, e 50 empresas.

Em outubro, os incêndios rurais que atingiram a região Centro fizeram 50 mortes, a que se somam outras cinco registadas noutros fogos, elevando para 121 o número total de mortos em 2017.

JYGA // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.