Ourém cria grupos de trabalho para centenário dos acontecimentos de Fátima

| Desporto
Porto Canal / Agências

Ourém, 23 jan (Lusa) -- A Câmara Municipal de Ourém aprovou a criação de grupos de trabalho para o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas no âmbito das comemorações do centenário dos acontecimentos de Fátima, em 2017.

A proposta, do presidente da autarquia, o socialista Paulo Fonseca, aprovada por unanimidade, passa pela criação, além de uma comissão de honra, de uma comissão coordenadora, um conselho consultivo e um fórum organizativo, prevendo-se que no final de março seja apresentado um programa de ação.

"No âmbito do centenário, há um campo de ação civil e outro religioso que devem ser complementares", afirmou Paulo Fonseca, considerando que as comemorações são "um momento único" para "transformar fisicamente Fátima com um conjunto de obras", de que exemplificou a requalificação das vias de acesso à cidade santuário.

A este propósito, o autarca garantiu que vai solicitar apoios governamentais para a requalificação de Fátima, recordando que na visita do papa Bento XVI ao santuário, em 2010, "houve algumas ajudas".

Por outro lado, trata-se de uma oportunidade para dar "maior divulgação" e "projeção", declarou o presidente da câmara, observando: "Fátima tem um significado especialíssimo até na imagem de Portugal no mundo".

A comissão coordenadora deverá integrar o presidente da câmara, da Junta de Freguesia de Fátima e da Associação Empresarial Ourém/Fátima, enquanto do conselho consultivo farão parte autarcas, entidades religiosas -- como o Santuário de Fátima -, ligadas ao turismo e a outras atividades económicas, que serão entretanto convidados.

Já no fórum têm assento entidades da freguesia de Fátima, como representantes de escolas, coletividades, entre outros organismos.

"O objetivo é que todos se sintam do lado de dentro da comemoração", salientou Paulo Fonseca.

Para a comissão de honra, a autarquia vai convidar as mais altas figuras políticas e religiosas do país, por exemplo.

Na proposta, o presidente da câmara refere que o objetivo da proposta passa por "reunir em torno de uma causa comum todos os atores pertinentes, potenciando um caminho complementar ao esforço comemorativo desenvolvido pelo Santuário de Fátima".

O Santuário de Fátima iniciou em dezembro de 2010 um programa de comemorações do centenário que vão incluir, entre outras iniciativas, jornadas, conferências, simpósios, congressos, exposições, espetáculos e concertos.

Para cada ano, o programa - que pode ser consultado em www.fatima2017.org - tem um tema, que parte de um acontecimento de Fátima de referência, inclui um núcleo teológico, uma frase inspiradora, um elemento catequético e a proposta aos peregrinos de uma atitude crente.

A 13 de março de 2013, quando o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa, adotando o nome de Francisco, o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, disse à Lusa que, "naturalmente", a Igreja Católica Portuguesa quer a presença do papa em Fátima, em 2017.

No dia seguinte, o então presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Policarpo, informou que convidou o papa Francisco a visitar Portugal.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão. 

FC Porto: Francisco Conceição continua no Dragão 

Internacional português será jogador do FC Porto até 2029. 

Francisco Conceição: "É um regresso definitivo a casa" 

Francisco Conceição será jogador do FC Porto até 2029 depois de o clube acionar a opção de compra prevista no contrato de empréstimo do mais recente internacional português. A viver “mais um momento especial”, garantido o “regresso definitivo” à casa onde se sente realmente “feliz”, o Melhor Jovem da Liga em março fala do concretizar de “um objetivo traçado desde o início da temporada” que só foi possível graças ao “trabalho”, à “confiança” e à “ajuda de toda a equipa e do staff”.