Turquia: Protestos mantêm-se no fim de semana mas em ambiente mais calmo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Istambul, 08 jun (Lusa) - Milhares de turcos estão a caminho da Praça Taksim, a sede dos protestos contra o Governo, preparando-se para mais um fim de semana de manifestações, mas já sem a violência que marcou os últimos dias, relata a AFP.

Desde manhã cedo que os protestantes estão a chegar à Praça Taksim, com comida e cobertores, preparando-se para mais um fim de semana de protestos que começaram como uma resposta à demolição de um parque e acabaram a mobilizar milhares e milhares de pessoas contra o Executivo liderado pelo primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan.

Para além de Istambul, estão também marcados protestos para a capital, Ancara, que deverão marcar o nono dia de protestos contra o Governo turco, embora com menos violência do que nos últimos dias. A noite de sexta-feira para sábado, aliás, já foi marcada por um ambiente mais distendido, quase de festa, e sem quaisquer incidentes, segundo reportam as agências internacionais com jornalistas no local.

Na noite anterior, de quinta para sexta-feira, o primeiro-ministro tinha sido ovacionado por milhares de apoiantes, no regresso de uma viagem oficial a três países do Magreb, e discursou para exigir, em tom firme, o fim imediato da contestação que agita a Turquia.

"Não podemos ficar mudos face aos que perturbam a tranquilidade deste país e tentam adulterar a democracia", disse o governante aos milhares de apoiantes que o conseguiram escutar porque o metro permaneceu aberto mais quatro horas que o normal, tendo a televisão turca transmitido o discurso em direto.

No entanto, o primeiro-ministro suavizou, na manhã de sexta-feira, o discurso, garantindo estar recetivo às "exigências democráticas" e rejeitando as ações violentas.

"Somos contra a violência, o vandalismo e as ações que ameacem os outros em nome das liberdades (...) Acolhemos com o coração todos os que vierem com exigências democráticas", disse Erdogan durante uma conferência sobre as relações entre a Turquia e a União Europeia (UE), durante a qual foi questionado sobre o grau de violência policial, tendo prometido uma investigação ao comportamento da polícia, embora defendendo o comportamento dos agentes da autoridade.

Desde o fim de semana passado, os distúrbios na Turquia já resultaram em três mortos (dois manifestantes e um polícia).

MBA(PCR) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.