Um soldado italiano morto e três feridos em ataque inimigo no Afeganistão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Roma, 08 jun (Lusa) - Um soldado italiano morreu hoje e três ficaram feridos no oeste do Afeganistão durante um ataque à caravana em que seguiam, informou o estado-maior das forças armadas italianas num comunicado divulgado desde Roma.

O veículo blindado em que seguiam os militares, um VTLM Lince, regressava à base de Farah após uma missão no quadro da ISAF (Força Internacional de Assistência à Segurança) quando foi "atacado por elementos inimigos", precisa o comunicado.

O ataque ocorreu às 10:30 locais, acrescenta o estado-maior italiano. O comunicado adianta ainda que serão realizadas as "verificações habituais" para analisar o decorrer do ataque.

O ministro da Defesa de Itália, Mario Mauro, exprimiu "profundas condolências" à família do soldado morto e disse estar a ser "constantemente informado" pelo estado-maior sobre o estado dos três soldados feridos.

O setor de Farah é uma região particularmente perigosa do oeste do país.

O antigo governo de Mario Monti tinha anunciado em 2012 a redução do contingente italiano no Afeganistão e previu pôr fim às operações de combate até ao fim de 2014.

Roma destacou cerca de 4.000 soldados no quadro da ISAF.

Mais de 50 militares italianos morreram em operações militares ou em acidentes desde o início do conflito no Afeganistão.

FPA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.